Mercado automóvel. Vendas crescem 23,4% em fevereiro


Data: 8 Março, 2016

Ao longo do segundo mês do ano a evolução positiva do mercado foi reforçada, com o total de vendas anual a estar agora 20,2% acima dos valores de 2015.

Foram revelados pela ACAP os números do mercado automóvel português para fevereiro, que apresenta um ritmo de crescimento superior ao que tinha sido evidenciado ao longo do arranque do ano. Foram transacionados em solo nacional no último mês um total de 20640 veículos, o que significa uma subida de 23,4%, que impulsionou o crescimento do sector ao longo de 2016 para um aumento de 20,2%, fruto de um total de 37124 automóveis transacionados.

Os ligeiros de passageiros, setor mais representativo a nível nacional, tiveram uma evolução de 26% para um total de 18025 viaturas saídas dos concessionários, registando-se um aumento de 3,2% nos comerciais ligeiros para um total de 2211 unidades adquiridas. Os pesados são aqueles que apresentam a maior variação, com um aumento de 48%, que foi obtido através da comercialização de 404 veículos.

Entre as marcas pode-se dizer que existe um total domínio do eixo franco-germânico, com as marcas das duas potências económicas da Europa continental a ocuparem os primeiros sete postos da tabela de vendas. O lugar cimeiro está na posse da Renault, que surge no pódio acompanhada dos compatriotas da Peugeot e dos alemães da Volkswagen. De referir ainda que a Audi é a única marca do Top-Ten que viu as suas vendas decrescer ao longo de 2016.

 

Por: Nuno Fatela

Partilhar