MANN+HUMMEL. Líder no mercado mundial de filtragem


Data: 29 Setembro, 2014

No Grupo MANN+HUMMEL as vendas aumentaram em 74 milhões de euros (+ 5,6 porcento) até aos 1390 milhões de euros na primeira metade de 2014. Quando se ajusta devido aos efeitos da taxa de câmbio, o aumento nas vendas ascende a 8,3 porcento. Após tê-lo feito anteriormente em 2012, o instituto de investigação de mercados dos Estados Unidos Freedonia volta a confirmar a empresa como líder do mercado mundial em filtragem. O Gabinete Alemão de Patentes e Marcas inclui a empresa suábia na lista dos 50 solicitantes de patentes nacionais mais ativos. A empresa mantém-se moderadamente otimista para 2014 no seu conjunto.

“Comparado com o ano anterior, o crescimento das nossas vendas acelerou. No entanto, estes resultados ficam aquém dos nossos ambiciosos objetivos”, explica Manfred Wolf, Presidente e Diretor Geral da MANN+HUMMEL. Wolf refere-se à contínua pressão competitiva e aos conflitos no Médio Oriente e na Ucrânia. Prevê-se que as sanções contra a Rússia tenham um efeito negativo nas economias de quase todos os países da UE. Não se deveria deixar de falar no travão na economia mundial na segunda metade do ano e a previsão para o ano no seu conjunto é de crescimento bastante lento.

Resultados diversos nos mercados

“O mercado automóvel dos Estados Unidos ganhou força nos últimos meses e podemos beneficiar disso. O panorama é muito diferente na América do Sul, onde se pode observar uma tendência para baixo na Argentina e no Brasil.”

A China é o motor principal nos mercados asiáticos. Lá a MANN+HUMMEL está a beneficiar de forma desproporcionada da forte procura de veículos ligeiros e das suas cinco instalações de produção altamente ligadas na China.

Na UE, segundo o VDA Konjunkturbarometer [Barómetro económico VDA], os países mais afetados pela crise (como Portugal, Espanha e Grécia) estão a registar um crescimento especialmente forte na matriculação de novos veículos ligeiros, chegando a duplicar os valores. A MANN+HUMMEL também está a beneficiar da recuperação destas economias. “Levou a uma melhoria notável da procura para as nossas filiais. A erosão das vendas nestes países finalmente parou.”

Pressão competitiva e de preços

A MANN+HUMMEL empreendeu uma ambiciosa estratégia de crescimento para abordar a pressão competitiva e de preços mundial. “As inovações e centrar-se na filtragem são elementos importantes da nossa Estratégia 2022”, explica Wolf. “E temos de fazer um bom progresso em ambas as áreas”. Em fevereiro de 2014 o Grupo MANN+HUMMEL comprou a Vokes Air. Esta empresa, com sede em Svenljunga (Suécia), é um fornecedor líder de aplicações de filtragem para o ar ambiente e de processo. A megatendência da purificação do ar é uma força impulsora neste segmento, que se está a tornar cada vez mais importante em aplicações médicas e industriais (por exemplo, para cumprir os requisitos de salas limpas). Desde a compra, a empresa vem operando como MANN+HUMMEL VOKES AIR.

A MANN+HUMMEL estará a expor a última tecnologia de filtragem aos atuais e potenciais clientes nas próximas feiras mais destacadas: Automechanika en Fráncfort e IAA Commercial Vehicles en Hanóver.

O Gabinete Alemão de Patentes e Marcas (DPMA, pelas suas siglas em alemão) torna a incluir mais una vez a MANN+HUMMEL na lista dos 50 solicitantes de patentes nacionais mais ativos em 2013: a empresa apresentou 231 pedidos no ano passado. Wolf considera que esta é uma prova da capacidade para inovar da empresa.

Liderança de mercado confirmado

Centrar-se na filtragem está a dar resultados ao negocio da família: no verão de 2014, o instituto de investigação de mercados dos Estados Unidos Freedonia voltou a confirmar mais uma vez que a MANN+HUMMEL é líder de mercado na filtragem. O instituto vê o especialista em filtragem como o número 1 do mercado mundial para aplicações de filtragem. Valoriza o mercado total em 45000 milhões de euros (2013) e prevê taxas de crescimento anual de 6,2 porcento até 2018. Freedonia cita a China e a India como os motores fortes de crescimento. A MANN+HUMMEL está bem posicionada nestes países. Em 2019 a China ultrapassará os EUA como maior mercado individual de filtragem; no ano seguinte, fá-lo-á com a Europa Ocidental.

 

Partilhar