MAN – Sistema operativo RIO apresentado na IAA


Data: 23 Setembro, 2016

Com base numa cloud aberta para toda a indústria dos transportes, a MAN apresenta na IAA o sistema RIO, que dá nome a uma nova marca, dirigida pela MAN Digital Solutions.

 A MAN leva à IAA, a feira de veículos comerciais de Hannover, o RIO, um sistema operativo de informações e aplicações uniforme, que inclui ainda possibilidade de previsão, fruto de algoritmos inteligentes. O RIO combina, assim, informação de tratores, reboques, carroçarias, motoristas e encomendas, para, com a ajuda da interligação com informações de trânsito, meteorologia ou dados de navegação, fornecer aos utilizadores recomendações de ações concretas em tempo real.

Nascida no seio da MAN e da responsabilidade da MAN Digital Solutions, este novo sistema permitirá “uma melhoria significativa do processo de carga e transporte, e aumentará também a eficiência e transparência no ecossistema dos transportes”, afirmam os seus responsáveis. O RIO é o primeiro sistema a oferecer uma plataforma comum, que pode ser utilizada independentemente da marca do veículo ou do sistema de telemática, podendo também os veículos ser equipados posteriormente com este sistema sem quaisquer dificuldades. A partir da primavera de 2017, os novos camiões MAN estarão equipados de série com o RIO.

Andreas Renschler, Diretor Executivo da Volkswagen Truck & Bus, afirmou: “O RIO vai alterar profundamente o mundo dos transportes tal como o conhecemos. Pela primeira vez, a nossa plataforma unificada permite o registo, gestão e uso integrado de toda a informação disponível no sistema de transportes. Isto traz vantagens para os nossos clientes porque torna os seus negócios mais lucrativos. Também é bom para o ambiente, pois vão circular menos camiões vazios nas estradas. O RIO estará disponível dentro de alguns meses. O futuro da indústria dos transportes não começa em 2025, começa aqui e agora.”

Tal como os sistemas operacionais dos smartphones, podem ser utilizadas várias aplicações com o RIO que são intuitivas e que funcionam em qualquer browser de Internet. Existirão serviços específicos para veículos, por exemplo da MAN e da Scania, mas também existe um mercado para fornecedores de aplicações ou para fornecedores externos.

A MAN apresenta o RIO na Área de Inovação na IAA, utilizando um Connectivity Truck, um trator TGX 18.560 com um semirreboque que exibe informação sobre a nova marca num ecrã de projeção holográfica. O Connectivity Truck possui outras inovações, como um protótipo de um sistema de substituição de espelhos baseado em câmaras, apresentando assim um primeiro vislumbre de desenvolvimentos que poderão surgir nos camiões MAN no futuro.

Partilhar