MAN – eTruck demonstra avanços na eletromobilidade


Data: 10 Outubro, 2016

A MAN desenvolveu um protótipo de trator de mercadorias elétrico, o eTruck, que poderá entrar em produção, em série, a partir de 2021.

A MAN Truck & Bus desenvolveu um protótipo elétrico de um trator de mercadorias que se destina a operações de distribuição com semirreboques em ambientes urbanos. O MAN eTruck tem como base o modelo MAN TGS 4×2 BLS-TS, com peso bruto de 18 toneladas, e está vocacionado para entregas noturnas nos centros das cidades, designadamente em supermercados ou cadeias de lojas alimentares.

O MAN eTruck, que foi otimizado para operação com um semirreboque City, com eixo direcional, cumpre algumas das exigências que estão a ser colocadas aos veículos de distribuição do futuro, que incluem um elevado volume útil de carga, uma tara reduzida, emissões zero (em termos de dióxido de carbono, NOx e ruído) e uma elevada manobrabilidade.

O protótipo de camião elétrico da MAN vem equipado com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 250 kW e um binário máximo de 2700 Nm, que é colocada no eixo traseiro através de um veio de transmissão. As unidades auxiliares, como a direção assistida, o compressor pneumático e o sistema de ar condicionado, são operados eletricamente e controlados pelo sistema de gestão de energia para otimizar o consumo neste domínio. O sistema de recuperação de energia transforma a energia cinética do veículo em eletricidade durante as fases de aceleração e utiliza-a para recarregar a bateria. A informação relativa ao nível de carga da bateria, à recuperação de energia e o modo de carga, é transmitida ao motorista através de um mostrador no painel de instrumentos.

O camião dispõe de uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 35,3 kWh, que está localizada por baixo da cabina e por cima do eixo dianteiro, onde normalmente se encontra o motor diesel. O peso das baterias encontra-se, assim, por cima do eixo dianteiro, permitindo o aproveitamento de toda a capacidade de carga sobre o eixo traseiro. O peso adicional dos componentes elétricos é compensado pela eliminação do motor diesel, o que significa que a tara é semelhante ao de um trator convencional da gama TGS.

Em função do tipo de utilização, a autonomia do veículo varia entre 50 e 150 quilómetros. Geralmente, as baterias são carregadas de noite. O sistema oferece ainda a chamada “oportunidade de carregamento”, isto é, permite uma carga intermédia durante a operação do veículo. O camião dispõe ainda da possibilidade de carga rápida, quando o motorista para o veículo para carregar ou descarregar, proporcionando uma maior flexibilidade para planeamento operacional e de rotas. O veículo foi concebido para permitir um máximo de quatro módulos de baterias de 35,3 kWh de capacidade nos lados do chassis e/ou um extensor de autonomia ou uma célula de combustível, também num lado do chassis. Este grau de flexibilidade permite aumentar a autonomia do veículo, satisfazendo as necessidades dos operadores.

O protótipo eTruck, apresentado no Salão de Hannover, permitirá à MAN implementar testes adicionais no domínio dos camiões elétricos e ganhar experiência com protótipos reais. Este veículo representa apenas um dos aspetos da estratégia de eMobilidade da MAN Truck and Bus e dá a conhecer algumas das soluções para o transporte nos centros urbanos que deverão fazer parte da gama de produtos da marca de Munique, a partir de 2021.

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