MAN. Economia de combustível de 10.2%


Data: 22 Outubro, 2015

A MAN realizou um teste de economia a dois autocarros urbanos, de modo a verificar como este fabricante de veículos de transporte de passageiros tem evoluído no capítulo da economia de combustível.

Numa medição comparativa de dois autocarros urbanos de 12 metros, um construído em 2012 (EEV) e outro em 2015 (Euro 6), o veículo mais recente alcançou níveis de poupança superiores a 10% em condições de operação quotidianas. Sob a supervisão da TÜV Süd, em circunstâncias reais de utilização num circuito urbano em Munique, esta verificação realizou-se também no circuito artificial 1 e 2 SORTs (Standardised On- Road Test – Teste de Estrada Standardizado).
Além de várias medidas de redução de peso e da tecnologia de escape Euro 6, existem outras inovações como o Idle Shutdown (desliga o motor ao ralenti), software de transmissão automática melhorado e iluminação interior e ecrãs LED com poupança de energia. Outras características de destaque como o ZF EcoLife Step 3 (atualização do software), o compressor de ar de dois estágios com sistema de injeção com ralenti automático e o arrefecimento otimizado, também ajudam a reduzir o consumo de combustível.
Para assegurar que os resultados da medição eram comparáveis, os veículos foram pesados com precisão e carregados com o peso de medição indicado pelo Sort, tendo em conta as medidas de redução de peso no modelo atual do autocarro urbano.
Ambos os autocarros foram conduzidos por motoristas profissionais da empresa de transportes públicos de Munique MVV. Todos os test drives foram realizados num percurso de aproximadamente 70 quilómetros no total, com o ar condicionado ligado, para assegurar as condições de operação do dia-a-dia. O autocarro Euro 6 alcançou uma vantagem no consumo de combustível de 8% no circuito artificial SORT, em comparação com o autocarro EEV feito em 2012.

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