MAN – Autocarros urbanos cumprem nova norma europeia


Data: 31 Maio, 2017

Os autocarros da MAN vão cumprir nova norma de segurança que será obrigatória para todas as novas matrículas posteriores a 9 de novembro de 2017.

A partir de outubro deste ano, todos os autocarros da MAN vão passar a cumprir a norma europeia de segurança UN ECE R66.02. Esta legislação obriga a um aumento da resistência ao capotamento da superestrutura dos autocarros da Classe II (intercidades) e Classe III (longo curso). A marca alemã também vai cumprir voluntariamente com o requisito para aumento da resistência da superestrutura nos seus autocarros urbanos da Classe I.

Um elemento chave da norma, que se aplica a todos os autocarros de Classe II e III, matriculados a partir de 9 de novembro de 2017, é a definição da zona de sobrevivência em caso de capotamento. Em caso de acidente, a estrutura deve conseguir absorver substancialmente mais energia, de forma a manter o espaço de sobrevivência para os passageiros. De modo a cumprir com os requisitos legais, a MAN está a incorporar componentes fabricados em aço de alta resistência na estrutura do veículo. Estes fornecem a força necessária à superestrutura e desempenham um papel fundamental ao assegurar que a energia resultante do embate do veículo pode ser otimamente absorvida. Isto tem um impacto mínimo no interior.

“Queremos oferecer o maior nível de segurança possível para os passageiros que viajam nos nossos autocarros, independentemente da classe do veículo”, refere Rudi Kutcha, Responsável de Vendas de Autocarros na MAN Truck & Bus.

Além disso, o ABS integra o equipamento de série, enquanto o programa eletrónico de estabilidade (ESP), as luzes e limpa para-brisas automáticos e o sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPM) estão disponíveis em opção

Partilhar