MAN – Autocarro urbano elétrico revelado no Salão de Hannover


Data: 26 Julho, 2016

A MAN pretende que metade dos autocarros urbanos vendidos até 2030 sejam emissões zero. No Salão de Hannover apresenta primeira solução de e-mobilidade.

A MAN vai apresentar no Salão de Veículos Comerciais de Hannover o protótipo de um autocarro urbano elétrico, que durante o dia poderá ser carregado através de um sistema de carga rápido através de pantógrafo e em período noturno por cabo, utilizando o sistema CCS. O objetivo do construtor alemão é disponibilizar ao público uma versão pré-série até 2018 de um autocarro totalmente elétrico (BEV – Battery Electric Vehicle). A produção em série deverá arrancar até 2020 e até ao final da década, a MAN Truck & Bus tem como objetivo de que 50 por cento das vendas de autocarros urbanos seja constituída por veículos emissões zero.

O autocarro urbano elétrico da MAN será desenvolvido com base em tecnologia introduzida e testada no MAN Lion’s City Hybrid, designadamente a cadeia cinemática eletrificada e outros componentes elétricos. O fabricante alemão acredita numa solução modular baseada numa tecnologia de carregamento que possa ser selecionada e combinada em função das necessidades, enquanto o número de módulos de armazenamento varia em função da autonomia pretendida e a capacidade de transporte. Para oferecer aos operadores a flexibilidade expectável em termos de configuração de estrada e capacidade de planeamento, o portefólio inicial irá incluir versões ‘standard’ de 12 metros e articuladas de 18 metros.

No Salão de Hannover, a MAN irá fazer uma demonstração da integração de diferentes sistemas de carregamento e armazenamento de energia numa mesma plataforma tecnológica. O construtor aposta na padronização da tecnologia de carregamento e dos respetivos interfaces como um desafio importante, uma vez que é um pré-requisito para a flexibilidade, interoperabilidade e segurança do planeamento por parte dos operadores de autocarros. Neste contexto, a MAN participa no projeto ‘eBusCS’, apoiado pelo Ministério dos Assuntos Económicos e Energia da Alemanha. O objetivo consiste no lançamento de um sistema de carregamento CCS (Combined Charging System) para veículos de passageiros, assim como a promoção da padronização de sistemas parcialmente automatizados de autocarros elétricos nos terminais das carreiras e uma gestão da energia nas estações de recolha. Do ponto de vista dos fabricantes, os pontos fundamentais da padronização incluem o posicionamento das linhas, dos ‘hubs’ dos pantógrafos dos cabos de alimentação, assim como a voltagem.

Por: Carlos Moura

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