MAN. 100 anos de autocarros e camiões


Data: 22 Junho, 2015

Celebraram-se no passado dia 21 de junho os 100 anos do registo da Lastwagenwerke M.A.N.-Saurer enquanto marca commercial. Para celebrar a efeméride há edições especiais e até um livro.

Foi no dia 21 de junho de 1915 que deu entrada no registo comercial de Nuremberga a empresa Lastwagenwerke M.A.N.-Saurer, a fábrica de camiões da M.A.N-Saurer. 100 anos depois, Joachim Drees, CEO da MAN Truck & Bus, afirma que a MAN “pode orgulhar-se do seu passado, com períodos de sucesso, renovação e períodos difíceis. Estamos agora num período de reorientação, o que, ao mesmo tempo, representa uma grande oportunidade para a nossa empresa”.

As celebrações tiveram lugar em todas as fábricas da MAN e incluíram os familiares dos 34 mil trabalhadores da empresa, mas o evento maior terá lugar no próximo dia 25, na sede da empresa, em Munique, na Alemanha, esperando-se um total de 25 mil pessoas. Lá celebram-se os 60 anos da abertura da fábrica naquela localidade, fruto da transferência da produção a partir de Nuremberga.

Para marcar o centenário, a MAN lançou o site www.100years.man.eu, onde é possível ver uma retrospetiva digital destes 100 anos de produção de veículos comerciais. Além disso, a MAN lançou uma edição especial do TGX D38, apelidada 100 Years Edition, que conta com grelhas dianteira e laterais em aço polido com acabamentos LED, faróis de halogéneo e dois leões flamejantes, um em cada lado, que se estendem das portas às laterais do veículo. Os entusiastas dos autocarros terão de esperar até à Busworld 2015 para ver a edição de centenário do Lion’s Coach, em Outubro, quando será revelada ao público.

Antes disso, em Julho, os indefectíveis da marca alemã poderão adquirir o “MAN – One Century”, um livro de 320 páginas que conta a história da marca e possui centenas de imagens do arquivo histórico da MAN, muitas das quais inéditas, e que terá um PVP de 50 euros.

Partilhar