Iveco – 120 autocarros híbridos para Milão


Data: 20 Fevereiro, 2017

A Iveco Bus venceu o concurso público lançado pela ATM, operador de transportes públicos de Milão, para o fornecimento de 120 autocarros híbridos para a sua frota de veículos ao serviço daquela cidade italiana.

A Iveco Bus venceu o concurso público lançado pela ATM, o operador de transportes públicos de Milão, para a renovação da sua frota de veículos para o triénio 2017-2019, com o fornecimento de 120 novos autocarros híbridos articulados de 18 metros de comprimento.

Numa primeira fase, foi assinado um contrato para o fornecimento de 12 autocarros. Deste modo, a ATM passa a ser, em Itália, a empresa líder no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, já amplamente em utilização no Reino Unido, França, Bélgica e Espanha.

O Urbanway Hybrid foi o modelo escolhido. Desenvolvido pela Iveco Bus com o objetivo de diminuir as emissões e os consumos de combustível, combina um sistema de tração elétrica com um motor de combustão interna Euro VI, associando-lhe um pack de baterias de iões de lítio de última geração. Um sistema inteligente de gestão de energia otimiza os consumos e as emissões em movimento, enquanto a energia dispendida nas travagens é guardada no sistema de armazenamento. A função “Arrive & Go” permite operar em modo 100% eléctrico (0% de emissões), na aproximação e no arranque das paragens dos autocarros, mesmo quando estão envolvidas longas distâncias. Baseando-se nos dados de cerca de 1000 autocarros já em utilização na Europa, a Iveco reclama, para este modelo, uma redução de 30% no consumo de combustível, comparativamente a veículos equipados com motores Diesel.

Todos os veículos que integram o contrato de fornecimento estão equipados com sistemas híbridos standard que incluem um motor eléctrico de 175/210 kW (pico/modo contínuo) e um motor de combustão interna Tector com 286 cv.

As versões específicas para a ATM estão pintadas numa cor verde personalizada e equipadas com quatro portas articuladas com abertura eléctrica, uma rampa manual para acesso de pessoas com mobilidade reduzida (instalada atrás da segunda porta) e um sistema de ar condicionado de 60 kW capaz de assegurar o melhor conforto térmico ao condutor e aos 149 passageiros do veículo.

Por fim, o veículo está equipado com os mais recentes sistemas de informação aos passageiros, de diagnóstico e comunicação com a central do operador, bem como de um dispositivo de som interno para anunciar a próxima paragem. O contrato inclui também um acordo para serviços de manutenção durante cinco anos. A entrega do primeiro veículo está agendada para junho de 2017.

Partilhar