IPLeiria. Conquistado Prémio Valorpneu de Inovação 2014


Data: 16 Dezembro, 2014

Os participantes foram desafiados a apresentar soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus em fim de vida.

Paulo Campos, investigador e membro do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), foi o vencedor do Prémio Valorpneu de Inovação 2014, com o projeto “Pino Urbano Modular”, coordenado por Artur Mateus, investigador e subdiretor do CDRsp. O conceito do trabalho vencedor alia a utilização da borracha reciclada a produtos para o espaço urbano, de forma a fazer uso das suas propriedades, bem como promover para uma maior responsabilidade ambiental.

Paulo-Campos

A resistência da borracha do pneu à degradação atmosférica possibilitou a criação de um pino de sinalização, frequentemente utilizado nos passeios. O objeto é composto por elementos modulares que possibilitam o ajuste em altura, em conformidade com o espaço onde se insere, e apresenta um baixo custo de produção. Entre os módulos do pino, na zona de encaixe, foi concebido um componente em plástico luminescente, em forma de argola, que proporciona a visibilidade do pino em período noturno.

“Este prémio foi o reconhecimento de um trabalho desenvolvido em equipa, e que constitui uma solução sustentável, ecológica, económica e útil à sociedade”, refere o investigador Paulo Campos. “Importa também destacar a aposta da Plastimago nesta parceria que se concentra na investigação e inovação, como mecanismo diferenciador e promotor de sucesso”.

O CDRsp tem desenvolvido, desde 2010, em parceria com a empresa Plastimago, o conceito TYRE +, que consiste na produção de peças a partir de materiais recicláveis, nomeadamente pneu e plástico, com elevada qualidade e desempenhos funcional e técnico.

“A modularidade deste pino de sinalização permite a otimização de processos produtivos, através da utilização de subcomponentes para a produção de peças de maior dimensão, bem como a possibilidade de conjugação de peças, constituindo conjuntos com diferentes características”, explica Artur Mateus. “Este reconhecimento reforça a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos jovens investigadores do CDRsp, e que resulta em produtos que passaram por processos de investigação e se converteram numa inovação”, realça o investigador.

Pino-Urbano-Modular

Na sexta edição dos galardões da Valorpneu, os participantes foram desafiados a apresentar soluções inovadoras para a gestão e destino sustentável dos pneus em fim de vida. Todos os projetos apresentados neste concurso foram avaliados segundo a originalidade, o potencial de aplicação sustentável, a apresentação e capacidade de comunicação, a consistência científica, e os elementos adicionais apresentados. O júri do Prémio Inovação Valorpneu é constituído por personalidades representantes e reconhecidas da indústria, e do meio científico e artístico.

Partilhar