IPL. Abertas candidaturas para o Mestrado em Engenharia Automóvel


Data: 8 Agosto, 2013

Encontra-se aberta a 2.ª fase de candidaturas ao Mestrado em Engenharia Automóvel ministrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), uma das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL).

A ESTG-IPL é a instituição de ensino superior pioneira em Portugal na formação em Engenharia Automóvel, possuindo atualmente 3 níveis de formação nesta área. Para além do Mestrado, é ministrada a Licenciatura em Engenharia Automóvel e o Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Tecnologia Automóvel: Gestão de Oficina Automóvel. Esta é a 5.ª edição consecutiva do Mestrado em Engenharia Automóvel.

O Mestrado em Engenharia Automóvel está direcionado para as necessidades das empresas do setor automóvel e para a realidade do produto automóvel. O curso permite aos licenciados a consolidação de conhecimentos técnico-científicos e de competências profissionais nas áreas de engenharia automóvel, mecânica e eletrónica, permitindo o acompanhamento da evolução tecnológica dos veículos e dos equipamentos relacionados com a sua utilização, nas vertentes de manutenção, produção, formação, peritagem, investigação e desenvolvimento. A formação tecnológica é complementada com ferramentas nas áreas de gestão, marketing e direito, dirigidas para as empresas do setor automóvel.

– Estrutura do curso

O primeiro ano do Mestrado em Engenharia Automóvel é composto por um conjunto de unidades curriculares nas áreas científicas das engenharias do automóvel, mecânica e eletrotécnica, de energia e ambiente, assim como de direito e de gestão. Nas unidades curriculares os conteúdos são tratados em igual proporção nas componentes teórica, teórico-prática e prática, conferindo aos estudantes competências para a sua vida profissional, alicerçando simultaneamente os conhecimentos para o segundo ano do curso, que consiste na realização de um projeto, uma dissertação ou um estágio numa empresa ou instituição do setor automóvel.

A formação é complementada através da realização de seminários, workshops e outras atividades práticas que facilitam a consolidação de conhecimentos e de aplicabilidade dos conteúdos a casos reais.

– Destinatários

Este curso destina-se a licenciados em Engenharia Automóvel e licenciaturas afins, assim como a profissionais do setor automóvel que pretendam atualizar ou complementar a sua formação base com ferramentas específicas da engenharia automóvel e de gestão aplicada ao negócio automóvel.

Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Engenharia Automóvel e áreas afins, bem como os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

– Principais saídas profissionais

• Concessionários de automóveis ligeiros, pesados, motos, máquinas industriais e agrícolas.

• Empresas de desenvolvimento, projeto, fabrico e montagem de equipamentos e sistemas para veículos automóveis.

• Empresas de consultadoria e/ou de formação a operar no setor automóvel.

• Empresas e entidades que operam no setor de inspeção, homologação, legislação automóvel e centros de formação de condutores de veículos.

• Apoio técnico especializado em equipas de competição automóvel.

• Empresas de exploração de frotas.

• Serviços técnicos e de peritagens em empresas a operar no ramo dos seguros.

• Importadores, fabricantes ou representantes de equipamentos para o setor automóvel.

Mais informações em:http://cursos.ipleiria.pt/Mestrados

 

 

Partilhar