Inteligência Artificial no desenvolvimento de mapas HD

Texto: David Espanca
Data: 7 Janeiro, 2020

A TomTom e a Universidade de Amesterdão (UvA) acabam de lançar um novo laboratório de investigação público-privado. O Atlas Lab vai focar-se na utilização de Inteligência Artificial (IA) para desenvolver mapas HD avançados, altamente precisos e seguros, para veículos autónomos. 

 

Em parceria com a TomTom, a uUvA está a desenvolver pesquisas sobre o uso da IA para criar mapas HD adequados a todos os níveis da condução autónoma.

Nos próximo cinco anos, o Atlas Lab irá trabalhar em projetos que contribuem para o reconhecimento automatizado de itens, tais como sinais de trânsito, localização 3D de veículos e combinação de imagens a laser e câmaras LIDAR (deteção e alcance da luz).

Para recolher os dados necessários, estão a ser utilizadas carrinhas de mapeamento móvel equipadas com sensores, como sistemas LIDAR e câmaras.

“A TomTom está a quebrar as barreiras na utilização da IA para a criação de mapas HD para carros autónomos”, referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom, acrescentando ainda que “precisamos de investigação disruptiva ao nível da tecnologia de IA”.

 

Partilhar