IEFP. Renova parceria com Toyota Caetano do domínio da formação dual


Data: 10 Dezembro, 2014

O Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Toyota Caetano, no quadro de uma já longa relação de parceria, renovaram o compromisso para a qualificação de jovens através da celebração de um novo protocolo de colaboração para o desenvolvimento de cursos de aprendizagem dual.

O reforço da pareceria com a Toyota Caetano, embora de modo mais diversificado e abrangente, pretende qualificar cerca de 1.500 formandos, executar um volume de formação de 1,5 milhões de horas e obter um rácio de empregabilidade na ordem dos 85%, aliás à semelhança do já realizado entre 2009 e 2014.

Estes cursos visam a aquisição de uma sólida qualificação profissional, a obtenção do 12.º ano de escolaridade e uma experiência de formação em contexto empresarial. Constituem-se, assim, como uma via alternativa ou complementar ao sistema regular de ensino, contribuindo para a superação de necessidades emergentes de quadros intermédios no país, atenta a sua relevância para a qualidade e competitividade dos sistemas produtivos.

De forma articulada com as respostas formativas da rede de Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP, e com base num diagnóstico de necessidades do mercado de emprego, a Toyota Caetano irá desenvolver, nas suas instalações de Braga, Vila Nova de Gaia, Ovar, Carregado e Rio de Mouro (Sintra), cursos de aprendizagem dual nas áreas do comércio, ciências informáticas, metalurgia e metalomecânica e construção e reparação de veículos a motor.

No âmbito desta parceria a Toyota Caetano pretende ainda colaborar com o IEFP no âmbito de outras áreas de intervenção, designadamente nas medidas Vida Ativa, formação modular para pessoas desempregadas, e Estágios Emprego.

Desta forma, aprofundam-se sinergias que concorrem para os objetivos nacionais da Garantia Jovem, proporcionando oportunidades de formação e de inserção no mercado de trabalho destes públicos. Este protocolo insere-se numa estratégia de aproximação às empresas de referência nos diferentes setores de atividade, que visa contribuir para a redução do desemprego jovem, facilitando a transição qualificada para a vida ativa.

Esta sessão conta com a presença do Senhor Secretário de Estado do Emprego, representantes do Conselho Diretivo do IEFP e da Administração do Grupo Salvador Caetano, assim como de outros atores a nível regional e local.

Partilhar