Hella. Visibilidade é elemento-chave para uma condução segura


Data: 7 Outubro, 2014

Com a chegada do Outono e do período chuvoso, as horas de luz natural começam a diminuir. Reúnem-se assim dois fatores que em muito afetam a visibilidade durante a condução: o mau tempo e a escassez de luz. Para atenuar estes fatores a Hella, especialista em iluminação, destaca a importância de usar escovas limpa para-brisas e lâmpadas adequadas para conseguir uma visibilidade ótima.

Os sistemas de iluminação do automóvel ajudam o condutor a antecipar possíveis riscos na estrada. É fundamental comprovar que todos os componentes de iluminação estão em perfeitas condições, incluindo as luzes traseiras, as de travagem ou as luzes antinevoeiro. De acordo com a Hella, 35% dos condutores circula com avarias em alguma das luzes do seu veículo, com os riscos que isso acarreta. Por isso, é vital que os ajustes dos faróis seja o correto, já que o ângulo do feixe de luz influencia de forma significativa na qualidade de iluminação.

As luzes diurnas também ajudam a melhorar, sobretudo nas horas do dia em que a luz solar é menos intensa. De acordo com um estudo da Hella, a utilização deste tipo de luzes pode reduzir até 8% os acidentes em zonas urbanas, já que ligá-los aumenta quase 10% a distância a que é visto o veículo. As luzes de LED são as mais indicadas para melhorar a visibilidade nas luzes diurnas, com uma melhor projeção de luz e consumo de energia inferior.

As escovas limpas para-brisas também têm um papel fundamental na segurança. A chuva, o granizo ou a neve prejudicam a visibilidade do condutor. Nestas condições, o uso de escovas adequadas aumenta a visibilidade e reduz significativamente o tempo de reações perante os imprevistos. As escovas retiram milhares de litros de águas dos vidros, neve, partículas de gelo, insetos e sujidade projetada pelos veículos que circulam à frente.

Com estas recomendações a Hella pretende alertar para a importância da visibilidade nos veículos. Com uma visita regular à oficina, os condutores podem prevenir riscos e a Hella criou mesmo um microsite – www.hella.com/cardriver – onde se pode encontrar toda a gama de iluminação, documentação e conselhos práticos para trajetos mais seguros.

 

Partilhar