Hankook:Conhecidos os vencedores do concurso de Design de Pneumáticos 2014


Data: 9 Dezembro, 2014

A empresa desvendou os trabalhos mais surpreendentes do concurso que realiza a cada dois anos e nos quais estudantes universitários são convidados a desenvolver soluções inovadoras para o futuro.

Integrado no programa de pesquisa e desenvolvimento da especialista em pneumáticos, foram conhecidos os resultados do concurso “Hankook Tyre Design Challenge 2014”. Este ano a proposta vencedora foi da autoria de Samir Sadikov e tem o nome de Dakar, sendo acompanhada no pódio pelo segundo classificado Andreas Hartl com o pneu inteligente “Vent Tyre” e pelo desenho “Concept Winter” de um pneumático auto-transformável criado por Lucia Lee.

O concurso Hankook Ture Design Challenge foi este ano, como habitualmente, organizado em parceria com uma instituição do ensino superior, dando aos estudantes um semestre para apresentar as suas ideias. Este ano os alunos escolhidos pertencem ao Mestrado de Arte em Design de Transportes, uma graduação única em toda a Alemanha e a cargo da University of Design, Engineering and Business situada em Pforzheim. Ao todo foram enviados doze trabalhos para avaliação por parte do júri, que teve em conta parâmetros como a sustentabilidade, capacidade de reutilização e reciclagem dos materiais utilizados e ainda o aumento da eficiência e aderência deste componente em busca de objetivos específicos.

Os responsáveis pelos três primeiros classificados deram a conhecer à Hankook os seus desenhos, explicando também quais as vantagens que estes modelos podem vir a apresentar para os automóveis no futuro. Os diversos esboços e projetos, alguns acompanhados de vídeo, podem ser observados na internet no endereço http://zukunft.hankookevent.de/.

Samir Sadikov – Dakar: Este pneumático destina-se à participação na mais importante prova de TT de todo o planeta, na qual busca a inspiração para o seu nome. O objetivo é que se consiga adaptar às condições mais extremas para minimizar danos ocorridos durante as etapas. Este esboço apresenta secções com formato em hexágono que transformam um só pneu em dois: de estrada e off-road. Estes hexágonos podem unir-se ou afastar-se uns dos outros consoante o piso e, como cada um destes módulos conta com uma pequena bolsa de ar específica, é necessário apenas retirar o hexágono afetado ao invés de substituir todo o pneumático em caso de furo. Por se tratarem de unidades separadas, o autor do projeto refere que os diversos hexágonos permitem também oferecer novas possibilidades de personalização para os automóveis.

dakar

Andreas Hartl – Vent Tyre: O objetivo principal desta criação é evitar o risco de aquaplanagem, partindo de um pneumático bastante similar aos atuais mas colocando-lhe os rasgos Ruber Vents. A maior parte da área de borracha funciona de forma similar aos atuais modelos em comercialização, garantindo a aderência nas diversas condições do asfalto, mas através destes inovadores rasgos a água é canalizada de forma mais eficiente ao passar sobre um lençol de água. Hart refere que apesar de não eliminar totalmente o perigo de aquaplanagem, este protótipo reduz bastante o perigo desta situação vir a ocorrer.

vent-tyre

Lucia Lee – Concept Winter: Pensado para condições atmosféricas extremamente más, este pneu é transformável e composto por 14 unidades específicas, preparadas para dois modos de condução diferentes. Para a condução do dia-a-dia estes elementos encontram-se todos unidos, mas quando se circula sobre a neve este pneu insufla, criando espaços entre as unidades. A autora espera que isto possa melhorar a tração ao circular sobre pisos congelados e, simultaneamente, ao aumentar a altura do veículo ao solo, diminuir o risco deste ficar atascado na neve.

winter

Partilhar