Goodyear. Testa tecnologia AMT para pesados


Data: 17 Novembro, 2014

A Goodyear vai começar a fazer testes à sua tecnologia AMT para veículos comerciais em frotas de pesados nos Estados Unidos durante os próximos meses.

Estes testes fazem parte de um projeto de investigação que conta com o apoio do Gabinete de Tecnologia Automóvel do Departamento de Energia dos Estados Unidos. O desenvolvimento desta tecnologia mostra o compromisso da Goodyear em procurar formas de ajudar as frotas com os desafios chave como a eficiência energética.

Este desafio foi debatido recentemente durante o simpósio sobre “O futuro da mobilidade” organizado pela Goodyear EMEA em Bruxelas, onde a empresa apresentou o relatório “O futuro da mobilidade: frotas inteligentes e o futuro do transporte rodoviário”. Uma das principais conclusões da investigação foi que o custo de combustível é a preocupação número 1 das frotas europeias de veículos. A manutenção correta da pressão dos pneus é um elemento essencial para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões e uma das recomendações chave do relatório. A tecnologia AMT que mantém a pressão ótima vai ao encontro dessa recomendação.

Desde 2011 que a Goodyear trabalha e testa esta tecnologia que pode ajudar a conseguir poupanças de combustível e a reduzir as emissões, bem como aumentar potencialmente a vida útil do pneu, a durabilidade da carcaça e eliminar a necessidade de enchimento manual dos pneus. Nesta nova fase, diversas frotas de pesados nos Estados Unidos e Canadá vão testar a tecnologia AMT nos próximos 18 meses nas suas rotas diárias.

“A Goodyear é uma empresa reconhecida pelas inovações e, para nós, o futuro da mobilidade começa hoje com o teste da tecnologia AMT nas frotas de pesados na América do Norte. Agora podemos disponibilizar aos clientes pneus para pesados que mantêm a pressão correta, além de ajudá-los a melhorar a eficiência de combustível e a quilometragem dos pneus no futuro”, declarou Michel Rzonzef, vice-presidente de pneus para Veículos Comerciais da Goodyear na Europa, Médio Oriente e África.

A tecnologia AMT permite aos pneus permanecer cheios com uma pressão ótima sem a necessidade de utilizar bombas externas. O sistema usa uma bomba peristáltica que mantém automaticamente a pressão nos níveis desejados. Todos os componentes do sistema AMT, incluindo a bomba, encontram-se dentro do próprio pneu.

O Gabinete de Tecnologia Automóvel do Departamento de Energia dos Estados Unidos destinou uma subvenção de 1,5 milhões de dólares (1,17 milhões de euros) à investigação, desenvolvimento e testes do sistema AMT para pneus de pesados levados a cabo no Centro de Inovação da Goodyear em Akron, Ohio

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