Goodyear. Pneu inteligente apresentado em Genebra


Data: 4 Março, 2015

A Goodyear vai apresentar no Salão de Genebra o Triple Tube, um protótipo de pneu inteligente que pretende proporcionar versatilidade e otimizar desempenho.

Foi anunciada pela Goodyear a apresentação no Salão de Genebra do Triple Tube, um protótipo de pneu inteligente que se transforma através do enchimento e esvaziamento das quatro câmaras de ar que o compõem em diferentes posições. Desenvolvido no Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, este pneu pode encher e esvaziar de acordo com as condições da estrada, proporcionando assim um melhor desempenho e uma maior versatilidade aos condutores. Por exemplo, consegue antecipar a forma que deve adotar antes de entrar numa curva.

Sem lançamento previsto no mercado, este pneu consegue ajustar-se em três posições predefinidas: Eco/Segurança, Desportiva e Segurança em piso molhado.

A posição Eco/Segurança oferece uma menor resistência ao rolamento através de uma melhor distribuição da rigidez, mas também melhores travagens em piso seco, otimizando a aderência à estrada. Na posição desportiva os condutores obtêm melhor comportamento em piso seco através da utilização de uma forma cónica ativa. A posição de segurança em piso molhado oferece uma maior resistência em caso de aquaplaning através de uma banda de rodagem maior no centro do pneu, ampliando o diâmetro do pneu e proporcionando um contacto mais amplo com a estrada.

A circulação do ar entre a câmara de ar principal e as três secundárias é feita através de uma bomba interna, criando assim um sistema que alarga a mobilidade do automóvel, uma vez que o condutor pode continuar viagem mesmo que tenha um furo numa das câmaras de ar. Por último, a parede lateral do Triple Tube pode ser personalizada para se adaptar à forma e ao toque do raio e da jante do fabricante original.

Jean-Pierre Jeusette, Diretor Geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, referiu que, “na Goodyear, o nosso compromisso passa por  satisfazer as necessidades dos consumidores e ajudá-los a chegar a qualquer destino sem preocupações. Esse espírito está presente nestes pneus, que se adaptam e proporcionam prestações ótimas em qualquer viagem. Os pneus conjugam as vantagens para o ambiente, já que reduzem as emissões de CO2 e utilizam materiais sustentáveis, assim como as vantagens de segurança e uma maior mobilidade em caso de furo”.

Partilhar