A Goodyear apresentou no Salão de Genebra um protótipo de um pneu gerador de eletricidade, uma solução que pode vir a ser utilizada pelos automóveis elétricos do futuro.
O Salão de Genebra foi o palco escolhido pela Goodyear para a apresentação de um protótipo de um pneu capaz de produzir eletricidade. Concebido pelos engenheiros do Centro de Inovação da Goodyear, este pneu transforma as deformações e as vibrações geradas em energia elétrica. Desenvolvido de forma puramente conceptual, não está previsto o lançamento deste pneu no mercado.
“A nossa preocupação sobre o uso da energia e o cuidado com o meio ambiente levaram-nos a desenvolver este protótipo capaz de gerar energia. Todas as ideias futuristas começam com um desafio para a sociedade ao qual queremos dar uma resposta na medida em que trabalhamos para construir um futuro melhor. Estamos convencidos de que este pneu servirá de inspiração e que o conhecimento aplicado ver-se-á refletido em desenvolvimentos futuros,” referiu Jean-Pierre Jeusette, Diretor Geral do Centro de Inovação da Goodyear no Luxemburgo, onde se desenvolveu o protótipo.
O protótipo produz energia elétrica para alimentar as baterias do grupo propulsor do automóvel, assim como outras tecnologias a bordo. A eletricidade é produzida através da ação de dois tipos de material: um termoelétrico, que transforma o calor produzido no interior do pneu (através da textura ultra-negra em condições estáticas pela absorção da luz/calor ou pelo seu rolamento quando se encontra em movimento) em energia elétrica; e outro piezoelétrico, que transforma a pressão em energia elétrica devido às deformações da estrutura e às vibrações.
Além disso, a estrutura poderia suportar o peso do automóvel caso o pneu fure, sendo também uma alternativa à solução Run On Flat comum, e exibe um grande canal circunferencial que melhora a resistência ao aquaplaning, bem como uma banda especial para absorver o ruído.