Goodyear. Lançamento dos KMAX de perfil baixo


Data: 13 Abril, 2016

A Goodyear afirma ter reinventado o conceito de pneu para camião. O motivo é o lançamento dos novos KMAX de perfil baixo. O novo tamanho de pneu de direção 375/45R22.5 aumenta a eficiência da frota.

A Goodyear afirma reinventar o conceito de pneu para camião com o lançamento de um novo tamanho no setor: o pneu de direção Goodyear KMAX S (na foto) de baixo perfil no tamanho 375/45R22.5. Para além desta inovação na indústria, o fabricante de pneus alargou o portefólio com outro pneu de baixo perfil: o pneu do eixo motor Goodyear KMAX D no tamanho 315/45R22.5. As novas versões dos pneus Goodyear para camião de elevada quilometragem têm um papel crucial na otimização da eficiência do transporte dos operadores de frotas, pois permitem atingir um volume superior a 100 m3 para semirreboques. Os novos pneus para camião de baixo perfil são o resultado da colaboração com o fabricante de camiões DAF no seu trator especial Low Deck e começarão por estar disponíveis apenas como equipamentos de origem (OE) para os tratores CF e XF Low Deck da DAF.

Os novos pneus são o pneu de direção Goodyear KMAX S no tamanho 375/45R22.5 e o pneu de tração Goodyear KMAX D no tamanho 315/45R22.5. O 375/45R22.5 é um tamanho novo para o setor e foi acrescentado pela Organização Técnica Europeia do Pneu e da Jante (ETRTO na sigla inglesa) à lista oficial de tamanhos. Os dois novos pneus para camião de baixo perfil da Goodyear constituem um avanço importante para o segmento do transporte de mercadorias, em que se procuram continuamente melhorias ao nível da toneladas/km respeitando sempre as limitações de altura impostas aos veículos.

O novo pneu de tração KMAX D reduz a altura da plataforma do chassis, baixa a quinta roda 5 a 6 centímetros, para 91 centímetros, e o pneu de direção KMAX S baixa o eixo dianteiro cerca de 2 a 3 centímetros. Esta situação permite manter uma distância suficiente entre o trator e o semirreboque nas manobras, o que significa que, dentro da altura máxima do veículo de 4 metros, é possível utilizar semirreboques com uma altura interna de 3 metros, maximizando a eficiência do transporte com volumes superiores a 100 m3. Os pneus permitem cargas por eixo de 8 e 11,6 toneladas respetivamente e são uma alternativa aos pneus de direção 355/50R22.5 e pneus de tração 295/55R22.5. Os novos pneus começarão por ser fornecidos à DAF como equipamento original e depois como equipamentos de reposição.

O desenvolvimento destes pneus representou um desafio tecnológico devido à combinação de baixa relação altura/largura com elevado índice de carga. Para o fazer, a Goodyear recorreu a um misto de métodos e tecnologias de engenharia, que incluem afinar a largura das nervuras do ombro do pneu de direção KMAX S juntamente com a geometria e a sequência das lamelas. Foi adotado um modelo de 6 nervuras e adaptaram-se especificamente as Nervuras IntelliMax (nervuras circulares que se ligam lateralmente). A otimização específica incidiu também no design do piso em forma de “V” dos pneus de tração motor KMAX D. Os pneus de direção e de tração apresentam na sua construção a Tecnologia Interlaced Strip patenteada pela Goodyear que consiste num inovador reforço da cintura na área da coroa do pneu. Deste modo, o pneu pode transportar mais carga com um melhor perfil de desgaste e um potencial de quilometragem mais elevado.

Partilhar