Goodyear. IntelliGrip estreado em Genebra


Data: 3 Março, 2016

A Goodyear apresentou no Salão de Genebra um protótipo de pneu com tecnologia de sensores para veículos autónomos, o que poderá torná-los ainda mais seguros para condutores e peões.

A Goodyear apresentou no Salão de Genebra a sua visão de pneus de suporte para a primeira geração de veículos autónomos. O protótipo IntelliGrip da Goodyear, com tecnologia avançada de sensores, foi concebido para suportar os sistemas de controlo de veículos autónomos. Dado que esta nova condição de veículos depende dos dados de outros veículos, condutores, peões e cidades inteligentes, pneus como o conceptual Goodyear IntelliGrip podem desempenhar um papel crucial na troca de informações.

“A redução sustentada da interação e intervenção do condutor nos veículos de condução automática significa que os pneus irão desempenhar um papel ainda mais importante, uma vez que são o único ponto de contacto com a estrada,” afirmou Joseph Zekoski, Vice-presidente e Diretor Técnico da Goodyear. “Os pneus conceptuais da Goodyear desempenham uma função dual no futuro, como plataformas criativas para alargar as fronteiras do pensamento convencional e como bancos de ensaios para as tecnologias de nova geração.”

Devido à sua avançada tecnologia de sensores e banda de rodagem especialmente concebida, o protótipo de pneu Goodyear IntelliGrip pode perceber inúmeras condições rodoviárias, incluindo a superfície da estrada e a meteorologia. O IntelliGrip utiliza ainda a avançada tecnologia de desgaste ativo, baseada na tecnologia de sensores do sistema de monitorização da pressão dos pneus e de desgaste ativo da Goodyear, para avaliar o estado do pneu e do veículo. A Goodyear desenvolveu algoritmos especiais para considerar variáveis como a pressão de enchimento e a temperatura dos pneus no sentido de obter uma melhor estimativa do estado dos pneus e, em consequência, otimizar o sistema de controlo autónomo do veículo.

Além disso, o pneu comunica ainda com o computador central do veículo, o que deve contribuir para melhorar o desempenho da condução e a segurança. Quando o pneu sente que a superfície da estrada está molhada ou escorregadia, o veículo autónomo adapta a sua velocidade. Adicionalmente, deve encurtar a distância de paragem, melhorar a reação em curva, otimizar a estabilidade e até mesmo os apoiar sistemas de prevenção de colisões.

A Goodyear está a trabalhar com um conjunto de fabricantes de automóveis para adaptar esta tecnologia às necessidades, melhorando a conectividade com funcionalidades como sistemas eletrónicos de controlo da estabilidade, sistemas de controlo de travagem e sistemas de controlo da suspensão.

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