Goodyear inova no Japão

Texto: David Espanca
Data: 31 Outubro, 2019

Por ocasião do 46° Salão Automóvel de Tóquio 2019, que está a decorrer até ao próximo dia 4 de novembro naquela cidade japonesa, a Goodyear deu a conhecer a sua abordagem à mobilidade do futuro, apoiada pelo seu historial de inovação, através da exibição exclusiva de protótipos de pneus para o futuro.

Assim, estará em exposição o protótipo automóvel do novo Lexus LF-30, equipado também com pneus protótipo da Goodyear, que apresentam um desenho da banda de rolamento e uma secção transversal, desenvolvidas fazendo uso da tecnologia aerodinâmica daquela empresa. As avançadas aletas cobertas com fino veludo são utilizadas na lateral da banda de rolamento, mais próximo da carroçaria, para gerar refrigeração para o motor elétrico mediante fluxo de ar.

Também presente em Tóquio está o protótipo AERO, um pneu concebido para os automóveis voadores do futuro, que é baseado no conceito “dois em um”, já que pode ser utilizado no solo e no ar. Dispõe de um processador de Inteligência Artificial (IA), que combina a informação recebida pelo sensor do pneu com a informação transmitida entre veículos, e entre o veículo e a infraestrutura. O processador de inteligência artificial analisa séries de dados para alternar o veículo entre o modo de voo e o de condução, alertando sobre a próxima operação.

O outro protótipo da Goodyear é o pneu Oxygene, que contém musgo nas paredes laterais; a estrutura aberta dos pneus, e o delicado desenho da banda de rolamento, absorvem as gotas de água e a humidade da estrada, e fazem-nas circular, levando a cabo a fotossíntese e libertando oxigénio para o ar.

Partilhar