Goodyear. Estudo revela impacto das leis no transporte rodoviário


Data: 17 Julho, 2014

Um novo estudo da indústria de transporte rodoviário na Europa encomendado pela Goodyear revela que o regime de regulamentação é de importância vital para as frotas de pesados que operam na Europa.

O estudo com a participação de quase 600 gestores de frotas em oito mercados europeus mostra que as regulamentações têm um grande impacto na forma como as frotas podem aumentar a rentabilidade e sustentabilidade. À parte do custo de combustível, o impacto da regulamentação é a questão mais citada pelos gestores de frotas. O impacto da regulamentação é mais sentido pelas frotas pequenas: um quarto das frotas entre 20-50 veículos pesados referiu as leis da União Europeia como o maior impacto nos seus negócios a seguir ao custo do combustível. O desafio de contratar e reter condutores é também importante. Com a idade média dos condutores a subir, esta questão irá aumentar nos próximos anos.

O estudo, encomendado pela Goodyear, reflete o facto da indústria do transporte rodoviário estar a investir no futuro. Também revela que muitas frotas apoiam as ambições da União Europeia de reduzir as emissões de carbono. 76% das frotas deu formação aos seus condutores para conduzirem de forma a serem mais eficazes energeticamente e cerca de metade das frotas garante que usa os pesados mais eficientes. Enquanto as frotas estão preocupadas com os elevados impostos do combustível, apenas um quarto das frotas está a apelar ativamente para modificar as leis e reduzir as emissões de CO2. Esta situação reflete o facto dos esforços das frotas para reduzir custos de combustível estar de acordo com a agenda ambiental da União Europeia.

Enquanto as frotas estão a investir no futuro, estão na expetativa para que a União Europeia desempenhe o seu papel no apoio à indústria. Dado o impacto das condições das estradas na eficiência das frotas, 68% quer ver investimentos na manutenção das estradas. Mais de metade das frotas iriam receber de bom grado incentivos para a compra de veículos mais ecológicos e para investir em aerodinâmica e pneus energeticamente eficientes (60%). Há também apoio para permitir maiores pesados na Europa (51% concordam). A grande maioria (68% a favor, 14% contra) da indústria do transporte rodoviário quer ver mais harmonização das regulamentações.

Enquanto o novo Parlamento Europeu planeia a agenda para os próximos quatro anos, é vital que os membros do Parlamento Europeu, em conjunto com a Comissão Europeia, analisem a forma como poderão continuar a apoiar a indústria do transporte rodoviário.

“O nosso estudo indica que em vez de ser contra a abordagem da União Europeia de reduzir as emissões de carbono, a indústria entende a necessidade de se tornar ainda mais energeticamente eficiente e mais amiga do ambiente. De acordo com o Parlamento Europeu, recentemente eleito, e com o Conselho do Comissariado Europeu, vamos chamar a atenção para os grandes desafios que a indústria europeia do transporte rodoviário tem que enfrentar. É vital que o regime regulatório apoie as frotas a tornarem-se ainda mais sustentáveis”, comenta Michel Rzonzef, vice-presidente de pneus comerciais da Goodyear Europa, Médio Oriente e África. “As conclusões do nosso estudo vão ser a base de um Livro Branco que a Goodyear vai lançar num importante simpósio a 14 de outubro de 2014 em Bruxelas. Estamos ansiosos por partilhar os nossos resultados e recomendações com os legisladores, gestores de frotas e a indústria em geral neste evento.”

O simpósio da Goodyear sobre o futuro da mobilidade vem no seguimento do evento de 2012, que se focou em eficiência energética. O simpósio deste ano vai juntar os principais decisores políticos da Europa, bem como figuras e frotas líderes da indústria. O estudo de 2014 tem por base o compromisso a longo prazo da Goodyear em investir em informação clara de dados e novas conclusões para ajudar a moldar o futuro do transporte rodoviário na Europa.

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