Goodyear. Apresenta futuro dos pneus SUV


Data: 6 Março, 2014

A Goodyear Dunlop deu a conhecer no Salão Internacional do Automóvel de Genebra um novo protótipo para os pneus para os SUV do futuro, concebido como parte da pesquisa sobre potenciais tecnologias de pneus que a Goodyear tem em curso.

Este novo conceito ainda não tem uma designação específica, mas expande o conceito base de um pneu para SUV convencional com um sulco central de grande dimensão – havendo uma superfície de contacto menor com a estrada graças a este sulco. Assim, poderá existir uma melhoria na resistência ao rolamento total do pneu, garantindo-se os esforços contínuos para melhorar a eficiência em termos de consumo de combustível e reduzir as emissões de CO2 dos automóveis. A redução da resistência ao rolamento significa que os motores dos automóveis não precisam de funcionar tão intensamente para fazer avançar o pneu contra a fricção resultante do seu contacto com o piso.

O sulco central foi também concebido para afastar grandes quantidades de água e lama da superfície de contacto em condições em que o piso esteja molhado, o que seguramente possibilita a melhoraria à aderência ao piso molhado em geral.

Ao contrário de muitos outros conceitos, este pneu Goodyear não junta dois pneus de pequena dimensão num só aro; pelo contrário, expande o conceito do pneu com superfície de contacto duplo numa carcaça única de pneu para SUV.

Esta abordagem significa que o pneu consegue suportar o peso da carga de um SUV, e simultaneamente disponibiliza os benefícios de um pneu com uma superfície de contacto dupla. Adicionalmente, a remoção de um pedaço grande de borracha do pneu para criar o sulco traduz-se numa redução do peso global do pneu; isto fornece um produto mais leve que utiliza menos borracha na sua produção. O novo conceito faz parte de um esforço continuado da Goodyear para investir no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o futuro distante.

Características adicionais incorporadas no pneu incluem texturas hidrofóbicas com auto-limpeza, concebidas para afastar a lama e outras substâncias sólidas do rasto do pneu, texturas com capacidade de absorção do ruído avançada nos sulcos do rasto, que permitem reduzir o ruído produzido pelo pneu ao rolar sobre o alcatrão.

O protótipo também prevê uma solução possível em relação à mobilidade já que incorpora duas câmaras duplas de ar («Twin Air Chambers» – uma de cada lado) ambas interligadas através de um sistema de válvula que permite ao pneu continuar a rolar mesmo após a perfuração de uma ou ambas as câmaras de ar.

 

 

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