Goodyear. Alterações da pressão dos pneus com temperaturas baixas


Data: 6 Novembro, 2014

Numa altura em que as temperaturas mais baixas chegam ao nosso país é importante recordar que com a queda da temperatura vem também a descida da pressão dos pneus.

Os especialistas da Goodyear explicam que a pressão dos pneus normalmente baixa cerca de meio quilo por cada variação de 10 graus de temperatura. “Um dos problemas é o facto de muitos automobilistas não fazerem a revisão da pressão dos pneus com a chegada do frio. Se a última vez que os examinaram foi no verão, agora vão estar a conduzir veículos com pneus vazios”, explica Steve Rohweder, diretor de tecnologia de pneus de turismo.

Manter uma pressão adequada é o mais importante que os condutores devem fazer pelos seus pneus. A pressão baixa é o pior inimigo de um pneu, uma vez que provoca um aumento do desgaste da parte exterior do mesmo. Além disso, gera um aquecimento excessivo e pode reduzir a eficiência energética ao aumentar a resistência à rodagem.

A Goodyear recomenda rever a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês com um manómetro fiável ou visitando uma oficina especializada. A pressão correta vem no manual do veículo, na tampa do depósito de combustível ou na porta do condutor. Há que ter em conta que a pressão de ar no flanco do pneu faz referência à pressão “máxima” e não à pressão “recomendada”.

“Ainda que os condutores possam verificar a pressão dos seus pneus de forma simples e rápida, pode haver descuidos”, afirma Rohweder. “Esta situação é perigosa porque as quatro zonas da borracha que estão em contacto com a superfície da estrada são de importância vital para o rendimento do veículo. São fundamentais para a aceleração, tração lateral e aderência de travagem”.

A evolução dos sistemas de assistência ao condutor possibilita que cada vez sejam mais comuns os monitores que indicam a pressão do pneu, capazes de alertar os condutores quando os níveis de pressão baixam significativamente, mas Rohweder recomenda o método antigo para verificar a pressão dos pneus e conseguir um rendimento ótimo dos mesmos.

“Pelo menos uma vez por mês dedique alguns minutos a verificar a pressão do pneu com um manómetro em bom estado. Não se pode saber se o pneu necessita de ar só de olhar para ele. Até pode ter menos 1 kg de pressão recomendada e mesmo assim parecer em condições”, sublinha.

Partilhar