Goodyear. Acordo para uso de resíduos da colheita de arroz para a produção de pneus


Data: 9 Junho, 2015

A nova fonte de sílica produzida estreia-se no mercado chinês.

A Goodyear anuncia que chegou a acordo de fornecimento de sílica derivada de cinza de casca de arroz com a Yihai Food and Oil Industry. A Goodyear vai começar a utilizar a sílica para a fabricação do pneu de ligeiros este ano, que será produzido em Pulandian (na China) e comercializada neste país.

A Goodyear testou sílica derivada da cinza de casca de arroz ao longo dos últimos dois anos no seu Centro de Inovação em Akron e descobriu que o seu uso é igual ao que é proveniente de fontes tradicionais para proporcionar melhores prestações nos pneus.

“A sustentabilidade é um pilar fundamental nos esforços da Goodyear para a sua aposta na inovação”, declarou Richard J.Kramer, Presidente e Diretor Executivo da Goodyear. Acrescenta ainda que “esta nova sílica zela pelo ambiente de várias maneiras: reduz o desperdício que vai para as lixeiras; a sua produção requere menos energia e ajuda a tornar os pneus mais eficientes”.

Segundo a Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, mais de 700 milhões de toneladas de arroz são colhidas anualmente em todo o mundo, e a eliminação da casca de arroz constitui um desafio ambiental. Na sequência disto, a casca de arroz é frequentemente queimada para produzir eletricidade e reduzir a quantidade de resíduos enviados para as lixeiras. Embora esta cinza tenha sido convertida em sílica há já vários anos, apenas as investigações permitiram criar uma sílica de suficiente nível para ser utilizada em pneus.

A sílica é utilizada como um composto de reforço nas bandas do pneu. Em comparação com o negro de carvão, um composto tradicional de reforço para pneus, a sílica reduz a resistência ao rolamento o que, por sua vez, se traduz numa maior economia do combustível do automóvel. Pode igualmente ter um impacto positivo na tração de um pneu sobre o piso molhado.

Além do acordo com a Yihai, a Goodyear está a negociar acordos com fornecedores adicionais. Os detalhes financeiros dos acordos não vão ser divulgados.

Para obter mais informação sobre o compromisso da Goodyear com o ambiente, visite o seu Web site da responsabilidade empresarial em http://www.goodyear.com/responsibility.

Partilhar