GNR. Fiscalização especial a pesados de mercadorias até dia 28 de julho


Data: 22 Julho, 2013

A Guarda Nacional Republicana inicia hoje uma nova operação “Truck e Bus”, de fiscalização a veículos pesados de mercadorias, que vai decorrer até ao próximo dia 28 de julho, envolvendo mais de quatro mil militares. Participam na operação 4.132 militares da GNR, num total de 1.741 ações de patrulhamento, nas vias mais críticas e de maior tráfego.

Segundo a GNR, a operação “Truck e Bus” incidirá no controlo de peso, nos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação), na verificação do acondicionamento e transporte de carga, na verificação das condições técnicas e documentação dos veículos, na condução sob efeito do álcool, nas infrações de natureza fiscal e aduaneira e também de natureza ambiental.

A operação visa aumentar o campo de atuação da GNR quanto à segurança nas estradas, aliando as ações de prevenção e fiscalização no âmbito rodoviário, ao combate da criminalidade, incluindo a criminalidade no âmbito fiscal e ambiental, explica a força de segurança.

A iniciativa insere-se na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária e no “Road Safety Program 2011-2020”, da Comissão Europeia.

 

Partilhar