Gás natural. Manhã sobre GNL e GNV decorreu em Sines


Data: 15 Dezembro, 2014

No passado dia 10 de Dezembro decorreu a “Manhã sobre GNL e GNV”, no Auditório da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em Sines, numa organização da TML – Transportes os Três Mosqueteiros.

A conferência foi moderada por Sérgio Santos, em representação da TML, que aproveitou para realçar a importância nacional da infraestrutura de Sines no setor, dirigindo-se aos alunos presentes lembrando da mais que provável empregabilidade na área e a disponibilidade da sua estrutura, para conjuntamente, desenvolver esforços para o seu desenvolvimento. Com um auditório preenchido com mais de 150 participantes, foi notória a qualidade, quer dos oradores presentes, quer da própria plateia.

Para além de ter contado com a presença de algumas das empresas mais proeminentes do sector do gás natural a nível nacional, como são os casos da REN, Galp, Gáslink ou Molgás, contou ainda com o apoio da Autarquia, Porto de Sines, APVGN e da IVECO, para uma explicação sobre o gás natural para veículos.

O Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Sines e do Algarve, João Franco, realçou a importância destas iniciativas nomeadamente ao nível privado, a vitalidade das empresas locais e as oportunidades e desafios que o setor apresenta. Referiu ainda que ia aproveitar para conhecer melhor o gás natural nas suas várias vertentes.

O discurso do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas apontou para continuar a conhecer, compreender e estar próximo do tecido empresarial da região, dirigindo um município onde se desenvolvem áreas de negócio das mais dinâmicas e energeticamente importantes do país.

Já Belarmino Hilário, gerente da TML – Transportes os Três Mosqueteiros, refere a determinação da sua equipa para os novos desafios e a responsabilidade e necessidade de procurar ser cada vez ecológico, na sua atividade. Relembra que é uma empresa com 46 anos, com mais de 120 colaboradores e 80 viaturas, sendo uma das grandes empresas empregadoras da região. Seguiu-se um vídeo onde apresentou os vários serviços prestados por esta empresa de Transportes de mercadorias e Logística. A marca Globalteus, um entreposto aduaneiro tipo A (Armazenamento e movimentação de mercadoria, import e export, abastecimento a navios, etc), o parque de contentores (parque e manutenção a reefers), serviços de apoio aos transportes (lavagem, mecânica, loja de peças, etc), filial em Alenquer, Carregado e quase todos os tipos de equipamento de transporte, onde é especialista no transporte de matérias perigosas (pulverulentos, carga geral, porta-contentores, temperatura congelada e congelados, líquidos alimentares, inertes, resíduos perigosos, químicos medicinais e industriais, combustíveis, entre outros).

Jorge Figueiredo, Vice-Presidente da APVGN, apresentou uma perspetiva global e muito detalhada do veículo a gás natural e das suas potencialidades enquanto Paulo Mestre, Diretor Geral da REN Sines, explicou o funcionamento de toda a infraestrutura e a sua forma de operar com números muito interessantes sobre esta atividade a nível nacional e internacional.

Para a 2ª e última parte da manhã e para falar sobre a operação de gerir logisticamente as unidades autónomas de gás natural, Gonçalo Monteiro da Transgás, explicou ainda as responsabilidades de Segurança, Qualidade e outras que garantem.

Da Molgás, Artur Batista, falou sobre as aplicações do Gás natural na indústria e outras, mostrando exemplos das várias áreas de atuação da sua empresa, pelo mundo.

O Comandante Pedro Frazão, Assessor da Administração do Grupo Sousa e Administrador da Gáslink, explicou este “case study” mundial em que se tornou a Gáslink, alvo de interesse por todo o globo, sobre o Gasoduto virtual de gás natural, inovador á sua escala, que contribui para o fornecimento de eletricidade na ilha da Madeira, de forma mais ecológica.

A Iveco, representada pelo Director de Marketing e Vendas da Iveco Portugal, David Carlos, apresentou a viatura a gás natural nas suas várias possibilidades e modelos, onde o histórico e análises efetuadas apontam para reduções significativas em custos, ruído e emissões. Aliás, esse era o lema da conferência: “menos custos, menos ruído, mais ambiente”.

Ficou demonstrado todo um interesse em participar conjuntamente no desenvolvimento numa área com um enorme potencial e um recurso de elevado interesse energético nacional.

Para finalizar, a exposição de vários equipamentos específicos para o transporte de gás natural e viaturas pesadas totalmente movidas a gás natural, onde se marcou simbolicamente a 1ª viagem de uma viatura da TML totalmente movida a gás natural, a transportar gás natural, em Portugal.

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