A 8 e 9 de novembro, a ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel – vai celebrar a 30ª edição da sua Convenção Anual.
O evento vai ter lugar no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, sob o mote “Horizonte 20/30 – Que Automóvel? Que Negócio?”. Este ano, a Associação apresenta duas grandes novidades: um encontro especializado sobre o comércio de veículos usados; e o retomar de uma tradição, o jantar de encerramento no Casino do Estoril.
A Convenção tem início no dia 8 da parte da tarde, mas de manhã já se trabalha, com o Encontro Especializado do Comércio de Usados. Depois das boas vindas do presidente da direção da ANECRA, Alexandre Ferreira, o “head of business auto” da BNP Paribas, Pedro Nunes Ferreira, falará sobre “O novo comerciante de usados”.
De seguida, o painel relativo ao “Comércio de usados – uma atividade mais regulada e mais regulamentada” abordará uma série de questões atuais e terá como orador Menezes Rodrigues, presidente da direção da ASFAC; como moderador João Vicente, consultor; e os participantes serão Miguel Ribeiro, diretor executivo do Santander Consumer Auto, Domingos Antunes, superintendente da PSP, Sara Mendes, diretora do Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA), José Luís Assunção, administrador da Auto Maiamotor, e João Patrício, responsável do gabinete técnico da ANECRA.
Depois de uma pausa para café, o tema sobre “Os grandes desafios do comércio dos usados nos próximos 10 anos” terá como intervenientes Manuel Berger, “operation managing director” da Leaseplan/Carnext; Nuno Grosa, administrador da Benecar; André Ferreira, responsável dos usados da Renault; Diogo Mota, da Filinto Mota; e Américo Barroso, administrador da Só Barroso. A moderação fica a cargo de Miguel Vassalo, “country director” da Autorola Group.
O encerramento do encontro dar-se-á com o compromisso ANECRA para o comércio de usados.
Que automóvel? Que negócio?
Estas serão as grandes questões que se colocarão na próxima década e que estarão em análise na 30ª Convenção da ANECRA. O primeiro dia de trabalhos começa dia 8 de novembro à tarde, com as boas vindas do presidente da direção, Alexandre Ferreira, seguindo-se a intervenção de João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, sobre “O impacto da economia digital na economia real”.
A temática “Comércio automóvel, que produto, que negócio?” terá como orador Fernando Silva, gerente da Viragem, e moderador Alfredo Lavrador, jornalista do Observador. Os participantes são António Oliveira Martins, “managing director” da Leaseplan Portugal; António Coutinho, presidente do conselho de administração da M. Coutinho; José Prata, administrador da Matos & Prata; João Seabra, “managing director” da KIA; e Gonçalo Neves, B2B & VO do PSA.
O segundo dia de trabalhos começa com o painel sobre as “Seguradoras, gestoras de frota e oficinas – os desafios da década”, tendo como orador José Maria Cancer Abóitiz, diretor-geral da CESVIMAP, e moderador Nuno Roldão, vice-presidente da direção da ANECRA. Os participantes são Luis Santos, administrador da Impoeste; Tiago Ribeiro, “business development” para Portugal da Audatex; e ainda um responsável da Tranquilidade.
“A digitalização do após-venda e o futuro do negócio” terá como intervenientes Carlos López, “sales manager” da Launch Ibérica; Carlos Valentim, diretor após venda da Toyota Caetano Portugal; e Nuno Medeiros, coordenador de lojas da Soulima.
Depois de almoço, Carlos Ferraz, gestor de desenvolvimento de negócio da Prio irá abordar “A oficina do futuro; os desafios de reparação de veículos elétricos e híbridos”. Ainda para falar sobre modelos de negócio e para moderar o painel estará Dário Afonso, “management director” da ACM; e como participantes Artur Teixeira, sócio gerente do Yes Car, Joaquim Carvalho, administrador da Auto Índia Sacavém, Manuel Pena, “workshop network manager” da Auto Delta, José Cid Proença, diretor-geral da Spinerg, e Dulce Semedo, membro do conselho de administração da Roady.
Ana Xavier, coordenadora “business intelligence & marketing” da Polivalor, abordará a temática “Bridging the gap – comunicação eficaz com os clientes”; enquanto Luís Mira Amaral, presidente da comissão indústria da CIP, irá partilhar a sua visão sobre que tipo de automóvel e que negócio poderemos esperar na próxima década. Para o encerramento dos trabalhos está prevista a presença de um membro do Governo.