Ford. Transit estreia novo propulsor EcoBlue


Data: 28 Abril, 2016

Performance, refinamento e eficiência é a promessa para a nova gama de motorizações Diesel da Ford, que foi apresentada com um propulsor EcoBlue 2.0L que vai estrear com a Transit.

A Ford revelou um novo motor Diesel, denominado EcoBlue, que irá ser futuramente implementado na gama de veículos ligeiros de passageiros e de comerciais do fabricante americano. Desenvolvido pelos departamentos de engenharia da marca na Alemanha e Reino Unido, este propulsor inspira-se e foi desenvolvido a partir do multipremiado bloco a gasolina Ecoboost, que foi já cotado como Motor Internacional do Ano. A marca anunciou já alguns dados sobre este propulsor, que poderá ter potências compreendidas entre os 100CV e os 240CV e que irá fazer a sua estreia com o furgão Transit. Este bloco irá oferecer uma melhoria de 13% na eficiência, com benefícios também para o ambiente pelo envio de menores quantidades de CO2 e NOx para a atmosfera, com a marca a destacar também o benefício oferecido aos automobilistas nos circuitos urbanos pelo binário superior em 20% às 1250RPM em comparação ao motor 2.2TDCi (que irá substituir). A redução dos ruídos (-4db) e das vibrações serão outros dos trunfos deste novo motor Ford EcoBlue.

Jim Farley, CEO da Ford Europe, já deixou uma primeira análise a esta novidade, destacando a importância do reconhecido bloco a gasolina da marca para este projeto. “O Ford Ecoboost criou um novo standard para os motores a gasolina: mais pequeno, mais eficiente e com uma performance surpreendente. A mesma obsessão por inovar para os nossos clientes está por trás do novo Ford EcoBlue Diesel”. O novo motor EcoBlue 2.0L vai surgir no furgão Transit com potências de 105CV, 130CV e 170CV, mas este bloco de quatro cilindros irá também estar disponível para a gama de veículos ligeiros de passageiros da Ford, também com capacidade de 1,5L e com potências, como referido, entre os 100CV e os 240CV.

Por: Nuno Fatela

Partilhar