Ford 1.0 Ecoboost. Os segredos do downsizing


Data: 19 Dezembro, 2012

A Ford dá um passo importante para tornar os motores a gasolina mais apelativos. Pequeno, leve, eficiente e muito poupado, assim se apresenta este bloco de três cilindros.

A Ford entra na moda dos pequenos motores turbo e as honras de estreia couberam ao Focus. Trata-se de um três cilindros com 999 cc de cilindrada e duas variantes de potência: 100 e 125 CV com, respetivamente, 170 e 200 Nm de binário máximo, constante entre as 1400 e as 4000 rpm na primeira versão e entre as 1400 e 4500 na variante mais potente.

O motor 1.0 EcoBoost é de injeção direta – a 150 bar graças aos injetores eletromagnéticos de seis orifícios – e conta com sobrealimentação de um turbocompressor que tem a sua rotação máxima nas 248 000 rpm. Em comparação, o 1.6 EcoBoost de 150 ou 180 CV chega às 212 000 rpm. Conta ainda com distribuição variável na admissão e no escape com duas árvores de cames. O seu acionamento faz-se através de uma correia que está submersa parcialmente em óleo, algo pouco comum. A Ford garante que esta solução reduz ruídos e vibrações.

O motor pesa apenas 97 kg. A cabeça e o bloco são de alumínio. O coletor de escape está no interior da cabeça e é refrigerado a água. Os pistões têm 71,9 mm de diâmetro e um curso de 82 mm. Entre cada um dos cilindros existe uma distância de 6,1 milímetros, o que garante que a temperatura ideal é atingida mais rapidamente a frio. Este motor foi pensado para oferecer consumos baixos. Para isso conta também com um sistema de refrigeração separado com dois termóstatos, que abrem a um máximo de 75 e 102 graus, o primeiro na cabeça e o outro no radiador, permitindo que o bloco de cilindros aqueça antes da cabeça do cilindro. Também há circuitos independentes no lado da admissão e do escape. Este último, o que aquece primeiro, é usado para o aquecimento do habitáculo.

Para reduzir as vibrações típicas de um motor de três cilindros, a Ford não usou um eixo de contrapeso, mas deslocou o volante motor e a poli 8 mm, evitando o excesso de peso e atrito. A bomba de óleo é de fluxo variável entre 2 e 4 bar. O motor tem um sistema stop&start. No Focus os consumos médio homologados são de 4,8 l/100 km (109 g/km de CO2) e 5 l/100 km (114 g/km de CO2) para o mais potente. São consumos muito baixos. A versão menos potente conta com um caixa manual de cinco velocidades, enquanto a mais potente tem seis velocidades. Está prevista a introdução também da caixa automática de dupla embraiagem Powershift. O motor 1.0 EcoBoost vai estar também no Fiesta, B-Max e C-Max.

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