Expomecânica. Posicionar-se como certame de referência


Data: 24 Julho, 2014

Organizado pela KiKai Eventos – o mais recente operador da indústria portuguesa de feiras, congressos e eventos -, o expoMECÂNICA quer posicionar-se, logo na 1.ª edição, como um certame de referência e principal plataforma em Portugal para atualidades, lançamentos (das últimas novidades e soluções) e negócios do setor de oficinas e mecânica.

O Salão foi desenhado para ser, em exclusivo, uma realização de – e para – profissionais e amantes de automóveis, e abarca a totalidade dos segmentos relacionados com a reposição e o pós-venda, que no âmbito do acontecimento aparecerão assentes em quatro eixos: peças e equipamentos, reparação e manutenção, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem de carros.

Pneus, equipamentos para teste, combustíveis, lubrificantes e aditivos, tintas e vernizes, ceras e materiais de limpeza, funilaria e pintura, tecnologias diversificadas, concessionários, oficina mecânica e elétrica, estações de serviço e de lavagem de veículos, entidades setoriais e publicações especializadas serão nichos em exposição.

«Percebemos um valor económico captável e muito interessante, pois não existe no norte do País nenhuma feira profissional para o aftermarket automóvel, sendo evidente a grande paixão que as gentes nortenhas têm por este universo», refere José Manuel Costa, sócio diretor da KiKai Eventos.

Tecido empresarial muito receptivo ao evento

Com mais de 15 anos de experiência na atividade, aquele que foi o responsável pela implantação e direção da EXPONOR Brasil, está ciente das dificuldades da atual conjuntura económica, mas, explica José Manuel Costa, o feedback dos «primeiros, segundos e terceiros contactos empresariais», rumo ao expoMECÂNICA, deram (mais do que) alento ao desafio. Que vingou e ficou enriquecido com os apoios da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) e do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA).

«Temos tido um acolhimento extremamente positivo por parte das empresas, o que nos deixou agradavelmente surpreendidos. Por entre as reservas iniciais de um ou outro, certo é que os agentes do setor estão a aderir ao conceito e, a três meses da inauguração, estamos satisfeitos com o volume de massa expositiva que já garantimos e os pré-acordos em fase de finalização», sublinha o diretor da KiKai Eventos.

No entender da também sócia e diretora Sónia Rodrigues, o facto do expoMECÂNICA decorrer simultaneamente à 12.ª edição do autoClássico, a grande festa dos veículos clássicos e de época do País, é um indutor extra de participação e visitação.

«Uma feira em primeira edição não tem tradição – e nós queremos tê-la! Optámos, assim, por realizar o Salão na Exponor, uma estrutura sobejamente conhecida, e, para além disso, no mesmo fim de semana de uma feira com foco no automóvel. Falámos com os organizadores do Autoclássico, a Eventos del Motor, e pese embora tratar-se de um acontecimento destinado ao público em geral, e o nosso apenas a profissionais, as sinergias parecem-nos óbvias, pois que entre os milhares de visitantes do Autoclássico há muitos que são profissionais ligados ao setor», secunda José Manuel Costa.

Organização prepara abordagens enriquecedoras

São, no entanto, as valências internas do expoMECÂNICA que mais alimentam a motivação da equipa da KiKai Eventos. «Criámos um conjunto de iniciativas paralelas com o intuito de incrementar o dinamismo da feira e, igualmente, constituir um forte motivo de atração para os visitantes profissionais. Queremos que estes tenham oportunidade para fazer negócios, mas, também, consigam encontrar no momento abordagens que os façam sentir bem recebidos e, na saída, enriquecidos», enuncia José Manuel Costa.

Para além das atividades complementares já referidas, o acontecimento albergará ainda uma exposição de veículos clássicos, alguns leilões (com um pendor de apoio social) de produtos auto e passatempos variados (de cariz recreativo). As iniciativas girarão na envolvência do “Car Lounge” – um espaço sofisticado no coração do salão, especialmente desenhado para atender à agenda social e de negócios dos clientes do expoMECÂNICA, num ambiente de requinte e sofisticação.

Partilhar