Expomecânica. 66% do espaço já ocupado para 2015


Data: 16 Dezembro, 2014

A seis meses da 2.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto (de 5 a 7 de junho, na EXPONOR), a organização tem já praticamente assegurados expositores que completam cerca de 66% do espaço estimado. E serão várias as empresas a mais do que duplicar a área de 2014. O índice de crescimento previsto para o certame quase toca os 30%, sendo que é de 100% para a componente internacional

Entre as empresas com contrato formalizado (21) e as que manifestaram entretanto interesse em participar (29), com reserva de espaço, a organização do expoMECÂNICA 2015 – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, a cargo da KIKAI Eventos, tem já como seguro que chegará ao final de dezembro com cerca de dois terços da área do certame “fechados”, não obstante a feira estar ainda a seis meses de distância.

A exposição, que junta operadores económicos nos setores de peças e sistemas automóveis, reparação e manutenção, acessórios e personalização de veículos, tecnologias de informação e gestão, e, também, estações de serviço e lavagem, decorrerá de 5 a 7 de junho, no Pavilhão 6 da EXPONOR – Feira Internacional do Porto, mas espalhar-se-á desta feita pelas galerias adjacentes, fruto do aumento mais do que previsto do número de expositores (135 é a nova meta) e de área (de 7.884 metros quadrados deverá passar para 10 mil, aproximadamente).

Na edição inaugural, quer a participação dos agentes profissionais do setor (105) quer o índice de visitação (11.194 entradas) acabaram por exceder em dobro as melhores projeções do dinamizador do acontecimento. Mais do que falar do aumento no número de expositores e de área, José Manuel Costa, diretor da KiKai, destaca o «crescimento orgânico» do expoMECÂNICA. Ou seja, «os bons resultados empresariais do Salão trouxeram mais e novos compromissos de investimento, traduzidos numa alta taxa de fidelização».

Na “queima” da estreia (onde estiveram perto de 650 marcas nacionais e internacionais representadas), cerca de 94% dos empresários afirmou pretender continuar a participar na mostra – intenção que José Manuel Costa agora constata, no arranque da campanha para a 2.ª edição. Para além disso, os acordos já formalizados evidenciam que são várias as empresas a mais do que duplicar a área ocupada em 2014.

Componente internacional quer crescer… 100%

Com as estimativas de crescimento a roçar quase os 30% (mais precisamente 28%, em expositores, e 26%, em área), Sónia Rodrigues, igualmente diretora da KiKai, faz notar que o objetivo para a participação de empresas estrangeiras «é organizativamente um pouco mais ambicioso»: das 10 (espanholas, sobretudo) de 2014, o expoMECÂNICA pretende passar em 2015 para a vintena, isto é, um incremento de 100%.

«Não estamos obcecados com essa meta. A internacionalização gradual da feira não estava nos planos imediatos, mas, em face do feedback transacto e da circunstância de termos conseguido já assegurar várias empresas de Espanha, julgamos ser um horizonte desafiador para termos pela frente», sublinha a responsável.

Sejam quais forem os contornos do evento, certo é que «está a conseguir impor-se como o novo destino do aftermarket automóvel» em Portugal e um «polo de muitos negócios», assevera José Manuel Costa.

Para corresponder às expectativas geradas pela edição inaugural, e com o apoio de várias entidades (a ARAN – Associação Nacional do Ramo Automóvel, a ANECRA – Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel e o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel, até ao momento), o promotor volta a apostar num certame com um tronco comum, um conjunto de atividades diferenciadoras e, igualmente, algumas novidades.

Novos horários e atividades em estreia

Com “roupagens” renovadas, mantêm-se a “Oficina em Movimento by Turbo Oficina” (que simula o funcionamento de uma oficina para serviços rápidos, e de alta qualidade e eficiência, com a participação de expositores, marcas e as tecnologias mais recentes), a “Agenda do Carro” (que agrega o debate em torno das questões na ordem do dia no setor), o “Espaço Demonstração” (onde as empresas têm oportunidade de apresentar os seus produtos de charneira e lançar novidades), bem como workshops, ações de prevenção e segurança rodoviária, e passatempos variados.

Mas existirão várias iniciativas em estreia no programa. Uma delas é o “Prémio Destaque Auto”, que premiará o carro modificado mais ousado da exposição.

Outra será “A Minha Oficina, A Minha História”, que convidará os empresários a desvendar alguns dos bastidores e episódios curiosos por detrás da rotina profissional. E haverá ainda lugar para um “Encontro de Negócios”, o qual disponibilizará gratuitamente aos visitantes e aos expositores uma plataforma de agendamento de contactos entre si, para efetivar reuniões durante a feira.

Os bastidores organizativos continuam entretanto a alinhavar novas ações, a anunciar oportunamente.

Os horários sofrerão também uma alteração. O Salão estará aberto das 10 às 20 horas, nos dois primeiros dias, mas fechará uma hora mais cedo (às 19) no último.

A síntese do evento:

expoMECÂNICA 2015 – 2.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto

Organização: KiKai Eventos

Data: de 5 a 7 de junho de 2015

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6

Horário: das 10:00 às 20:00, nos dias 5 e 6 (sexta-feira e sábado); e das 10:00 às 19:00, no dia 7 (domingo)

Em exposição: peças auto; ferramentas; pneus; equipamentos para teste; oficinas mecânicas e elétricas; estações de serviços e de lavagem de carros; combustíveis; lubrificantes e aditivos; tintas e vernizes; ceras e materiais de limpeza; funilaria e pintura; tecnologia, equipamentos, produtos e serviços para a indústria automóvel; concessionários; entidades sectoriais; e publicações especializadas

Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA) e Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA)

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Pesados, Turbo Oficina Pneus, entre outros.

Partilhar