Exide assinala 130º aniversário

Texto: Carlos Moura
Data: 20 Junho, 2018

Referência mundial no fornecimento de soluções de armazenamento de energia, a Exide Technologies está a comemorar o seu 130º aniversário.

A Exide Technologies, que detém a marca Tudor, assinala este ano o seu 130º aniversário. Este marco irá ser celebrado por todos os funcionários da empresa em todo o mundo durante o mês de junho. “Não é todos os dias que uma empresa pode celebrar um legado que remonta a 1888,” afirma Vic Koelsch, Presidente e CEO da Exide Technologies. “A empresa cresceu de uma única ideia para uma melhor maneira de armazenar energia na forma de uma bateria de chumbo-ácido, para uma empresa global com mais de 9000 funcionários, produzindo e reciclando milhões de baterias utilizadas em todo o mundo no segmento Industrial e Automóvel. Apesar da nossa história ser impressionante, seguimos em frente embebidos no espírito de ser uma start-up com 130 anos focados em trazer soluções inovadoras e de valor acrescentado para os nossos clientes, ao mesmo tempo que procuramos segurança e qualidade em todas as áreas no que fazemos como empresa”.

Fundada em 1888 por W.W. Gibbs, Exide começou por ser lançada pela Electric Storage Battery Company. Gibbs, formou a Electric Storage Battery Company para criar um mecanismo confiável de armazenamento de energia para que as empresas de iluminação elétrica pudessem servir os seus clientes quando necessário. Não demorou muito para que as baterias da empresa fossem usadas em quase todos os meios de transporte, incluindo locomotivas, automóveis e aviões. Das profundezas dos oceanos ao topo do Monte Evarest e até mesmo na lua, as baterias Exide têm ajudado o mundo a avançar ao longo destes 130 anos.

Mais recentemente, a Exide consolidou a sua posição no setor de energia de tração com o lançamento de novas soluções, incluindo LiFTFORCE LPX, uma nova bateria de iões de lítio disponível na América do Norte para empilhadores e veículos auto guiados (AGVs), e outras aplicações exigentes, e a TENSOR xGEL, disponível na Europa, que consiste numa bateria VRLA (bateria de chumbo ácido regulada por válvula) sem manutenção e que pode substituir as atuais baterias standard de tracção elétrica. Recentemente, a Exide adquiriu a Aker Wade Power Technologies, que desenha e fabrica sistemas avançados de carregamento rápido e de oportunidade para empilhadores industriais, completa a oferta de força motriz com a tecnologia de carregador líder do sector e ferramentas de modelagem e monitorização muito sofisticadas, que permitem a configuração da melhor solução de bateria/carregador em empilhadores.

A Exide também está a trazer inovação à indústria automóvel, com melhoramentos de engenharia para atender aos novos requisitos de energia que os consumidores colocam nas baterias com a introdução da gama Exide EFB (Enhanced Flooded Battery) no mercado de reposição da América do Norte. A Exide também está a lançar um novo design de baterias com tampa plana no mercado de reposição norte-americano, que oferece maior resistência a derrames e que contêm uma pega ergonómica para fácil instalação. Na Europa, a Exide está num processo de melhoria contínua das suas baterias AGM (Absorbed Glass Mat) e EFB para o mercado de reposição com base nas mais recentes tecnologias de baterias desenvolvidas pela empresa junto aos principais fabricantes de automóveis, ajudando a aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2. A Exide também lançou recentemente a tecnologia de última geração Exide HVR (high vibration resistant), para camiões Euro5/6 na Europa.

Partilhar