Equipamentos de diagnóstico Bosch celebram 30 anos

Texto: David Espanca
Data: 11 Maio, 2018

A Bosch está a celebrar três décadas desde que introduziu o primeiro equipamento de diagnóstico no mercado, o KTS 300. Trouxe uma nova forma de trabalhar nas oficinas independentes, já que permitia controlar, pela primeira vez, os sistemas eletrónicos dos veículos.

Há 30 anos, estávamos entre as primeiras empresas que começaram a atender esses requisitos no campo de diagnóstico das unidades de controlo”, refere Oliver Frei, presidente para a Europa da Bosch Automotive Service Solutions. Aquele responsável explica que “sempre procurámos aumentar a eficiência e a eficácia do trabalho diário nas oficinas através dos nossos equipamentos de diagnóstico e ‘software’ modernos. As soluções de diagnóstico que encaixam no futuro das oficinas – isso é o que nos impulsiona”.

Quando foi lançado, em 1988, o KTS analisava os dados de gestão do motor dos carros de três marcas diferentes. Ao longo dos anos, esse número foi crescendo e, em 1999, efetuava diagnósticos de unidades de controlo em cerca de 120 sistemas de 25 fabricantes diferentes.

Nesse ano, a Bosch lançou o “software” de oficina ESI[tronic] para os equipamentos de diagnóstico, que permitia atualizações trimestrais. Atualmente, com estes dois modelos as oficinas realizam diagnósticos a mais de 90.000 modelos de veículos de cerca de 150 marcas.

Partilhar