Eco Filtro. Serviço de reabilitação de filtros antipartículas


Data: 30 Maio, 2016

O Eco Filtro é um novo serviço de reabilitação de filtros antipartículas que visa melhorar a oferta e o meio ambiente cumprindo com a legislação em vigor.

A RENASCIMENTO – Gestão e Reciclagem de Resíduos, através de uma parceria estratégica com a Turbo ProTec, empresa de reparação e reconstrução de componentes auto, acaba de lançar o Eco Filtro. Disponível em todo o território nacional, trata-se de um serviço de reabilitação de Filtros Antipartículas (FAP) em Portugal. Orientada para as oficinas e marcas de automóveis, esta solução pretende, por um lado, melhorar a oferta disponível e o meio ambiente, por outro lado, “disciplinar o mercado da reparação de filtros de partículas, colmatando as más práticas atualmente em vigor de alguns operadores”.

De acordo com a empresa, o Eco Filtro distingue-se dos restantes processos de reabilitação de FAP por assegurar o escrupuloso cumprimento da legislação ambiental em vigor, sem cortes e soldaduras; caracterizar-se pela rapidez de execução (com um prazo máximo de limpeza de 24h); oferecer uma melhor relação preço/qualidade, com 1 ano de garantia ou 60.000 km; por recorrer a um equipamento de limpeza certificado pela CE e a um processo de limpeza certificado pelas autoridades competentes e organizações ambientais.

A limpeza dos filtros, de veículos ligeiros e pesados, é efetuada por uma equipa qualificada e experiente, sendo que o processo se inicia com um diagnóstico, efetuado por via de um processo automatizado. No final, o filtro é entregue com um  check list de verificações a ter em conta na montagem do filtro reparado e com um relatório de qualidade.

Eliminação de FAP é ilegal

“A remoção definitiva (eliminação) de uma unidade FAP é ilegal de acordo com as normas da União Europeia. As oficinas que removem o FAP, ou destroem o seu núcleo, podem ser processadas pelas autoridades locais. Este procedimento leva a uma diminuição significativa da contrapressão do sistema de escape, criando problemas no comando das válvulas, danos no motor e sérios problemas ambientais”, recorda a empresa, advertindo ainda: “Atendendo às mais recentes exigências estabelecidas pelas entidades reguladoras do sistema de emissões, está a ser introduzido em todos os centros de inspeção um novo procedimento para teste dos gases de escape de todas as viaturas com FAP, de forma a garantir o correto funcionamento deste dispositivo.”

Partilhar