Delphi. Veículo autónomo V2E no CES 2016


Data: 15 Dezembro, 2015

Depois de ter completado a maior condução automatizada na América do Norte, a Delphi irá dotar o seu veículo autónomo de novas capacidades.

 

A Delphi está a preparar a incorporação de tecnologias V2E (Veículo-para-Tudo) no seu automóvel autónomo. O veículo será apresentado na edição de 2016 do CES (Salão Internacional da Eletrónica de Consumo), que se realizará de 6 a 9 de janeiro, em Las Vegas. “A Delphi está a levar a segurança ativa e de condução automatizada para o próximo nível”, refere a empresa, indicando ainda: “Utilizando software e hardware avançado, o veículo da Delphi pode comunicar com ruas, sinais, semáforos, outros carros e até mesmo peões.”

O veículo automatizado da Delphi estará, assim, preparado para: ver todos os carros nas imediações e detetar a entrada abruta de um carro adjacente na sua faixa de rodagem; ser alertado para peões que não estejam a prestar atenção ao tráfego enquanto utilizam o seu telemóvel (através de um chip especial no smartphone); saber o status dos semáforos e antecipar as luzes amarelas e vermelhas (por via do sistema Dedicated Short Range Communications); administrar situações em que ruas se cruzam em ângulos estranhos, o que impede o condutor de ver o tráfego adversário; compartilhar o percurso, notificando amigos do condutor sobre a localização do mesmo, para que o percurso possa ser sempre conhecido.

“Nós imaginamos um mundo com zero acidentes de trânsito”, disse Jeff Owens, diretor de tecnologia da Delphi. “Para chegar lá, vamos precisar de uma convergência de segurança ativa, fusão de sensores, plataformas de conectividade e software avançado. A Delphi tem provado que somos a única empresa que tem a combinação certa de todas estas tecnologias.”

Partilhar