A DB Schenker e a MAN estabeleceram uma parceira para utilização de alta tecnologia nos camiões na autoestrada A9, na Alemanha.
A DB Schenker e a MAN assinaram um acordo de entendimento para o desenvolvimento de comboios de camiões ligados em rede, e para testar a sua utilização em condições de operação reais.
Inicialmente, os dois parceiros planeiam desenvolver as condições fundamentais para o início do projecto e subsequentes testes práticos. Em 2018, um comboio de camiões deverá percorrer a Digital Motorway Testbed, na A9, Alemanha, entre as filiais da DB Schencker de Munique e de Nuremberga. A segunda fase vai envolver testes a camiões sem motorista nas instalações da DB Schenker em Nuremberga.
“O nosso objetivo é sermos pioneiros nos modelos de negócio digitais na indústria dos transportes e logística, e ser o fornecedor de escolha dos clientes que procuram serviços digitais e não digitais”, afirma Jochen Thewes, Presidente do Conselho de Administração da DB Schenker. “Por isso, recebemos de braços abertos esta oportunidade de cooperar com a MAN e testar o platooning numa fase inicial nas operações diárias entre dois terminais de transporte. A DB Schenker e a MAN esperam que esta parceria crie novos desenvolvimentos e optimize os processos logísticos.”
Joachim Drees, Presidente do Conselho Executivo da MAN SE e da MAN Truck & Bus, destacou as vantagens dos comboios de camiões do ponto de vista do fabricante do veículo: “O platooning é um verdadeiro benefício para a segurança do transporte. Infelizmente, o erro humano é uma das causas mais comuns de colisões traseiras. Ligar eletronicamente os camiões em rede é uma abordagem que poderá ajudar a solucionar este problema. O cone de ar criado no processo traz ainda uma grande redução do consumo de combustível. Simultaneamente, o platooning permite que façamos uma utilização muito mais eficiente da infraestrutura de transporte.”