Daimler Buses – Novo sistema eletrohidráulico de direção assistida


Data: 21 Outubro, 2016

Um novo sistema eletrohidráulico de direção assistida permite reduzir consumo de autocarros com peso bruto superior a 7,5 toneladas.

A Daimler Buses introduziu um novo sistema eletrohidráulico de direção assistida (EHPS) para diminuir o consumo de combustível dos autocarros. O sistema totalmente integrado substitui a bomba convencional da direção assistida que é atualmente utilizada em todos os autocarros com peso bruto superior a 7,5 toneladas. A utilização de uma bomba de direção assistida elétrica, que anteriormente era ‘alimentada’ pelo motor de combustão, possibilita uma assistência à direção independentemente do regime de rotação do motor. A unidade consiste num motor síncrono de três fases, uma unidade de controlo, um sistema elétrico de elevada performance e uma bomba hidráulica. O sistema de comando inteligente transfere os dados do veículo para uma bomba elétrica de 24V e fornece a ‘dose’ certa de assistência à direção em função da situação de condução. Segundo o construtor alemão, esta solução permite uma poupança considerável de combustível.

O sistema foi desenvolvido em colaboração como a empresa austríaca Engineering Center Steyr GmbH & Co. KG e já ganhou o prémio de inovação atribuído pelo júri do European Coach Week. A Daimler Buses pretende disponibilizar este sistema nos autocarros urbanos Mercedes-Benz Citaro, como equipamento opcional, a partir de meados de 2017.

Partilhar