Coronavírus e Brexit na Turbo Oficina de fevereiro

Texto: David Espanca
Data: 28 Fevereiro, 2020

Na sua edição de fevereiro, a Turbo Oficina lança dois temas de grande atualidade para o setor do “aftermarket”: Coronavírus e Brexit.

Numa altura em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) eleva o nível de alerta do Coronavírus para “muito elevado”, Portugal está agora a começar a sentir as consequências do Coronavírus. Na sua última edição, a revista Turbo Oficina, que pode ser consultada online, chama a atenção para as implicações que tal epidemia está a provocar ao nível da produção automóvel e, naturalmente, no desemprego que se poderá verificar.

Apesar de mais visível naquele ramo, o facto é que o efeito também se faz sentir no “aftermarket”, com as possíveis roturas de “stocks” a acontecerem, caso os fabricantes de componentes automóveis não consigam satisfazer as necessidades do mercado.

Espera-se pois um março complicado, com a Economia portuguesa a sair ressentida, sobretudo pelo impacto que está a ter no turismo, uma das principais fontes de rendimento do País.

 

Brexit deixa negócios em suspenso

Mas não é só o Coronavírus que poderá ter impacto no setor automóvel, também a efetivação do Brexit no final de janeiro e os negócios das empresas portuguesas no Reino Unido que ficam em suspenso.

Este é também um assunto na ordem do dia e que pode ser lido na Turbo Oficina 83, chamando-se a atenção para a importância da definição dos critérios pelos quais se irão reger as relações comerciais com a União Europeia.

Até ao final deste ano, o acordo deverá estar concluído, mas caso não seja benéfico para o continente europeu, poderá ditar uma quebra nas exportações portuguesas da ordem dos 300 milhões de euros, segundo revela um novo estudo da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Estes são dois temas muito atuais e que pode ler na Turbo Oficina 83. Sempre que houver novos desenvolvimentos, vamos mantendo-o informado!

 

Partilhar