Continental. Novo conceito de pneus para autocarros


Data: 3 Julho, 2013

Os veículos de transportes de passageiros, devido ao seu uso intenso e à circulação efetuada nos mais variados tipos de pisos, precisam de reunir um conjunto de características que se enquadrem nas suas diversas utilizações, assumindo os pneus uma função crucial.

Pela primeira vez, a Continental desenvolveu um pneu específico para este segmento que é ideal para este tipo de veículo com necessidades e usos tão díspares: o novo CityPlus HA3. Ao contrário do que até hoje se passava em toda a indústria de pneus, existe agora um pneu específico e adaptado ao transporte de passageiros intercidades, com a máxima segurança possível. A prova disso é a classificação A em termos de travagem em piso molhado, no que respeita à nova etiqueta europeia. É o primeiro pneu de autocarro no mundo a obter esta classificação, o que comprova todo o esforço dos engenheiros da Continental para maximizar a segurança dos passageiros.

Disponível para a Europa no tamanho 295/80 R 22.5, responde aos desafios diários graças a um piso especialmente desenvolvido para dar resposta a estas necessidades: ranhuras longitudinais pronunciadas que facilitam um desempenho extraordinário em piso molhado, combinadas com lamelas 3D de elevada profundidade, proporcionam um maior controlo e uma elevada performance na travagem durante todo o ciclo de vida do pneu. Para esta nova linha de pneus, os engenheiros da Continental desenvolveram um novo composto de borracha tendo em conta a utilização diversa dos autocarros.

Uma área lateral mais pequena e reforçada proporciona ao pneu uma estabilidade extra. As paredes laterais fortalecidas, em conjunto com o novo composto de borracha, asseguram uma condução mais confortável e tranquila e um menor consumo de combustível.

“Com o Conti CityPlus estamos a oferecer a resposta certa para um público difícil e que quer encontrar um equilíbrio entre trajectos variados e a economia de combustível”, afirma Geert Roik, responsável pelo Departamento de Investigação e Desenvolvimento de Pneus para Veículos Comerciais.

Resultado do intenso trabalho de pesquisa e investigação para o desenvolvimento do novo Conti CityPlus HA3, conseguiu-se o melhor desempenho de travagem ao longo de todo ciclo de vida do pneu, com um aumento significativo da quilometragem e menor resistência ao rolamento, o que ajuda a reduzir os custos operacionais, além de melhorar substancialmente as condições de condução e segurança.

Tal como todos os pneus Continental de terceira geração, o Conti CityPlus HA3 com o seu maior índice de carga, também suporta o peso crescente de veículos introduzido pela tecnologia de motores Euro 6.

A nova gama de pneus de autocarro da Continental de 3ª geração completa-se com os restantes pneus ContiCoach HA3 e ContiUrban HA3, para utilizações de longo curso e urbanas, respectivamente. A Continental é assim o primeiro fabricante mundial a possuir uma gama de pneus de autocarro adaptada a cada necessidade de utilização, maximizando a performance, segurança, economia de combustível e conforto de utilização.

 

Partilhar