Continental. LousAgro em marcha


Data: 1 Julho, 2016

A Continental tem em marcha o projeto LousAgro e investe em Portugal cerca de 50 milhões de euros na produção de pneus radiais agrícolas. Os pneus agrícolas com a marca Continental chegarão ao mercado em 2017.

A Continental está a investir 49,9 milhões de euros no negócio dos pneus agrícolas. Assim, ao longo dos próximos anos, a empresa fabricante de pneus ampliará a sua unidade de produção em Lousado, Portugal. Na sequência deste investimento serão criados 125 novos empregos para a produção de pneus agrícolas premium com a marca Continental. “Com este investimento, damos um sinal claro de que a Continental está mais uma vez ativa como fabricante topo de gama no setor dos pneus agrícolas com a nossa marca premium. Em Lousado temos uma excelente localização e uma equipa altamente motivada e experiente, que produz pneus radiais inovadores para um sector exigente, como é o sector agrícola, numa unidade de produção de última geração”, disse Nikolai Setzer, membro do Conselho de Administração da Continental e diretor da Unidade de Pneus, assinalando a assinatura do acordo de investimento em Lousado.

“O sector agrícola sofreu uma rápida transformação nos últimos anos”, explicou Thorsten Bublitz, responsável pela unidade de negócio de pneus agrícolas. Dado o crescimento da população mundial e a crescente necessidade de produção agrícola, o número de operações em larga escala e, consequentemente, a procura por pneus agrícolas eficientes, está a aumentar. E nós temos muitos anos de experiência como fabricantes de pneus premium”, disse Bublitz.

A Continental pretende criar um portfólio completo de pneus para tratores agrícolas e máquinas de colheita existentes no mercado, trabalhando em conjunto com os maiores fabricantes de veículos. A gama incluirá pneus radiais e pneus de lonas cruzadas em 150 tamanhos.

A introdução de pneus agrícolas radiais com a marca Continental em 2017 marca o fim do contrato de licença de marca registada entre a Continental e a Mitas, fechado em 2004. Depois da recente decisão das autoridades da concorrência sobre a aquisição da Mitas, a Continental recupera os seus direitos de marca antes de 2019, como tinha sido acordado contratualmente, e por isso pode apresentar um portfólio de pneus agrícolas com a sua marca premium.

O início da produção dos pneus agrícolas radiais da Continental em Lousado está planeado para 2017. A Continental está já a produzir pneus de lonas cruzadas para o setor agrícola em Port Elizabeth, na África do Sul, e em Petaling Jaya, Malásia.

Para além do investimento na unidade de produção em Lousado, a Continental está também a investir 2,5 mil milhões de euros num novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Lousado, com o objetivo de fazer crescer mais rapidamente o seu portfólio de pneus agrícolas. Este centro fará investigação numa cooperação próxima com o departamento Central de Pesquisa & Desenvolvimento, em Hanôver, na Alemanha, e empregará inicialmente cinco engenheiros contratados recentemente. Está previsto o aumento de recursos humanos para cerca de 10 funcionários altamente qualificados.

Partilhar