Carglass. Preparada para calibrações ADAS com cobertura nacional


Data: 3 Fevereiro, 2015

Para a Carglass Portugal, a segurança dos passageiros das viaturas é uma das suas principais preocupações. O número de veículos equipados com a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System ou Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) apresenta uma projecção de crescimento exponencial que se acentuará cada vez mais.

Esta tecnologia está incorporada no vidro pára-brisas e/ou grelha frontal destina-se a apoiar um condutor na condução segura do veículo. Porém, o que antes se limitava a veículos de alta gama, hoje, já se pode encontrar em muitos veículos de gama média. Existem atualmente dois tipos de ADAS, sistemas que geralmente funcionam com câmara e/ou radar: de alerta (Warning System), avisam mas não atuam sobre o funcionamento do veículo, como por exemplo um sistema de aviso de Saída Linha de Faixa de Rodagem (LDW); de Segurança (Safety System), intervêm na condução, como por exemplo o Assistente de Manutenção da Faixa de Rodagem (LKA).

Pela segurança do condutor e dos demais ocupantes do veículo, segundo indicação dos próprios fabricantes de veículos, é necessário a calibração do sistema, sempre que pára-brisas que incorpore esta tecnologia. A Carglass Portugal, em 2015, está preparada em prestar este serviço técnico de calibração do sistema ADAS em todas as viaturas que substituírem o vidro, permitindo assim que os condutores circulem em segurança.

Refira-se que em 2014, 8% dos serviços de substituição foram em viaturas com ADAS.

Partilhar