Campanha Bosch de velas e aquecedores

Texto: Carlos Moura
Data: 13 Novembro, 2018

A Bosch lançou uma campanha focada na sua linha de velas de ignição e incandescência, assim como de aquecedores. Para cada modelo de veículo, a marca disponibiliza a solução mais adequada.

Com a chegada das estações mais frias, a Bosch lançou uma campanha direcionada a distribuidores e oficinas focada na sua linha de velas e aquecedores. A marca alemã assegura que os seus produtos de ignição são fiáveis e incorporam os mais recentes avanços tecnológicos.

Patenteada pela Bosch há mais de 115 anos, a vela de ignição tem a função de fornecer uma combustão controlada do combustível no motor. A alta tensão produzida pela bobina de ignição é levada para a câmara de combustão, onde a mistura comprimida de ar e combustível é inflamada pelas faíscas elétricas produzidas entre os seus elétrodos.

Desde sempre que a Bosch tem vindo a aperfeiçoar a tecnologia da vela de ignição, com o desenvolvimento de inúmeras inovações que garantem produtos de elevada qualidade e  longa vida útil.

Apesar da grande amplitude do seu portefólio, a Bosch tenta facilitar a escolha da vela mais adequada ao denominar cada faixa em função da liga usada nos elétrodos. Deste modo, são designados Bosch Platinum, Bosch Double Platinum, Bosch Iridium, Bosch Duplo Irídio, Bosch Silver ou apenas Bosch.

Uma perda de potência do motor, um maior consumo de combustível ou valores mais elevados de emissão de poluentes são sintomas que indicam que a vela de ignição não está a funcionar corretamente e necessita de ser substituída. A Bosch recomenda que a vela de ignição seja trocada a cada 60.000 quilómetros, dependendo do respetivo modelo e tecnologia, de modo a garantir a sua fiabilidade, embora esta deva estar sempre em conformidade com as recomendações do fabricante.

Por sua vez, as velas de incandescência dão resposta às maiores exigências dos motores diesel, graças às suas características ideais de perfil que combinam perfeitamente a voltagem operacional, a temperatura máxima de pré-aquecimento, o tempo de aquecimento e um período de incandescência residual para satisfazer as necessidades de qualquer modelo de veículo. Os aquecedores facilitam o arranque de um motor a diesel, atingindo as condições ideais em temperaturas abaixo de -28ºC.

A Bosch possui a vela de incandescência adequada para cada modelo de veículo: cerâmica ou metal e com o elemento de aquecimento de diâmetro adequado. Dentro do seu portfólio de velas de incandescência, podemos encontrar o padrão sem pós-incandescência ou as novas velas de incandescência Duraterm com pós-incandescência. Bosch Duraterm é uma vela de incandescência de pré-aquecimento rápido, longa pós-incandescência e com uma vida útil mais longa graças ao tubo incandescente de NiCrFe (liga de níquel-cromo). A linha Duraterm High Speed ​​destaca-se pelo seu arranque mais rápido nos novos motores a diesel, por sua vez o DuraSpeed, com pós-incandescência regulada, é indicado especificamente para arranques em condições de frio.

Um aumento da produção de fumo, especialmente durante o arranque a frio, ruído de combustão superior ao normal, perda de potência ou aumento do consumo de combustível são sinais inequívocos de uma vela de incandescência que não está a funcionar corretamente e deve ser substituído. A Bosch recomenda a substituição a partir dos 80.000 quilómetros de acordo com o modelo e a tecnologia da vela de incandescência, embora esta deva sempre cumprir as recomendações do fabricante.

Partilhar