Brembo. Cobra Project investiga o futuro dos sistemas de travagem


Data: 28 Janeiro, 2015

Este projeto junta empresas de diversas áreas para desenvolver os travões para os automóveis do futuro, procurando reduzir os impactos ambientais da produção destes componentes.

Partindo da questão “quais serão os materiais utilizados nos travões dos automóveis do futuro?”, a Brembo anunciou a criação do Cobra Project. Esta iniciativa, que vai juntar 41 investigadores ao longo dos próximos quatro anos, visa indicar o futuro da investigação dos sistemas de travagem, sendo financiado pelo programa comunitário ED Life +. A Brembo aliou-se nesta iniciativa a um dos maiores produtos de cimento do mundo, a ItalCementi, ao Instituto Mario Negri que é especialista em pesquisa biomédica e impactos da poluição, e ainda ao CiaoTEch da PNO Group, uma empresa que se dedica a apoiar a implementação de vários projetos e também investiga os seus efeitos para o ambiente de inovações tecnológicas. De acordo com o que refere a Brembo, no futuro os travões até podem vir a ser fabricados a partir de cimento…

De momento os sistemas de travagem são a combinação de vários elementos, com destaque para as pastilhas de travão que têm a obrigação de suportar as forças de travagem geradas pelas pinças e as elevadas temperaturas que resultam da fricção. As resinas fenólicas são a principal matéria-prima utilizada na sua produção, mas o Cobra Project tem como objetivo, através da combinação do know-how das empresas que integram esta investigação, desenvolver novas pastilhas a partir dos materiais que compõem o cimento e com um impacto ambiental inferior às atuais.

A Brembo refere que está a ser usada uma mistura especial à base de água e composta em parte por materiais encontrados no cimento, esperando que esta posssa vir a ser a matéria-prima para o desenvolvimento e produção das pastilhas de automóveis do futuro. De momento o trabalho dos investigadores passa também por assegurar que os materiais a utilizar nos futuros travões têm viabilidade ambiental, mas foram já apresentados alguns dos benefícios que podem resultar para a natureza das novas pastilhas de travão desenvolvidas pelo Cobra Project. De acordo com a Brembo, a utilização deste novo produto tem o potencial para reduzir em 90% a energia necessária para a produção dos componentes, bem como o consumo de água em 95%.

Partilhar