Bosch. Tecnologia de alternadores ajuda a reduzir emissões de CO2


Data: 30 Julho, 2015

A União Europeia reconhece as novas tecnologias de alternadores Bosch como inovações ecológicas. A Bosch garante que nenhum outro fabricante oferece mais do que as suas três eco inovações.

Os legisladores da UE estão a exigir veículos de baixo consumo e com emissões muito reduzidas, enquanto os condutores procuram o prazer da condução, além da eficiência. Agora, a Bosch demonstrou que ambos os objetivos podem ser conciliados graças às suas mais recentes inovações ecológicas. Os alternadores com díodos de alta eficiência (HEDs) e de retificação sincrónica ativa (SAR) já foram reconhecidos pela UE. Estes componentes tecnologicamente avançados fazem com que os veículos sejam mais eficientes e mais económicos no seu consumo, pelo que são capazes de cumprir os objetivos rigorosos de CO2 estabelecidos pela Comissão Europeia. A normativa europeia estabelece um limite médio de emissões de 95 gramas de CO2 por quilómetro para os novos veículos a partir de 2021, o que equivale a um consumo de combustível de pouco mais de 4 litros a cada 100 quilómetros. Em 2013, as emissões médias de CO2 exigidas para os novos veículos eram de 132.9 gramas por quilómetro.

Com a etiqueta “eco inovação”, a UE reconhece de modo particular as tecnologias ecológicas. Os fabricantes de veículos podem adotar estas tecnologias, que contam como crédito de CO2, para calcular os valores de consumo médio de combustível das suas frotas. O crédito máximo permitido é de sete gramas por quilómetro. “A Bosch é o único fornecedor que oferece três eco inovações reconhecidas pela União Europeia: um sistema de gestão de bateria baseado na navegação dos veículos híbridos, mais duas novas tecnologias de alternadores”, garante a marca em comunicado.

“A Bosch está a melhorar todos os aspetos do motor de combustão interna”, assegura Rolf Bulander, membro do Conselho de Administração da Robert Bosch GmbH. Os novos alternadores são um exemplo disso: graças à sua excelente eficiência, os alternadores HED e SAR são capazes de reduzir as emissões de CO2 entre um e dois gramas. Ao mesmo tempo, ao arrancar e, funcionando a baixas rotações, proporcionam mais energia elétrica que os modelos convencionais.

Alta eficiência reduz as emissões

Os alternadores são as centrais elétricas que se encontram a bordo de todos os veículos. Proporcionam energia fiável aos sistemas de segurança, conforto, assistência à condução e injeção, assim como a gestão do motor, são também estes os elementos responsáveis pelo carregamento da bateria do automóvel. Os alternadores são os mecanismos que convertem a energia mecânica em energia elétrica e quanto maior é o grau de eficiência do alternador, menor é o consumo de combustível do veículo e, por isso, as suas emissões de CO2. Para aumentar o nível de eficiência, os engenheiros da Bosch examinaram cuidadosamente numerosos tipos de alternadores aos quais incorporam notáveis melhorias, dirigidas sobretudo ao controlo das perdas de energia derivadas da retificação da corrente alternada que geram.

Os díodos de alta eficiência desenvolvidos pela Bosch reduzem as emissões de CO2 dos alternadores até 1.3 gramas por quilómetro. Além do mais, comparando com os alternadores “standard”, esta eficiente versão oferece entre cinco a sete amperes, funcionando a baixas rotações. Facto particularmente importante, já que os consumidores de energia a bordo necessitam de uma fonte de alimentação fiável, inclusive a baixa rotações. O alternador com retificação sincrónica ativa oferece cerca de 10 amperes a mais do que em modelos “standard”, reduzindo as emissões de CO2 até dois gramas por quilómetro. Nesta tecnologia, os díodos são substituídos por transístores de alto rendimento. Ambas as versões do alternador são muito eficientes e ajudam a fazer com que o veículo respeite mais o meio ambiente, algo que a UE confirmou ao reconhecê-los como eco inovadores.

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