Bosch. Subsidiária portuguesa regista vendas de 865 milhões de euros


Data: 31 Maio, 2013

A subsidiária portuguesa do Grupo Bosch, fornecedor líder de tecnologias e serviços a nível mundial, registou vendas de 865 milhões de euros em 2012, um declínio de 13 por cento comparado com 2011. Decréscimo registado devido à recessão económica. O volume total de vendas consolidadas alcançou 209 milhões euros em 2012. O decréscimo da indústria automóvel e o realinhamento do negócio de travões da Bosch em 2011, que incluiu a fábrica de Abrantes, tiveram um papel relevante neste desenvolvimento. Com um volume de exportação de mais de 90 por cento, a Bosch continua entre os principais exportadores a nível nacional. “Portugal é uma localização importante para as operações da Bosch a nível global. Somos altamente competitivos em termos de qualidade e produtividade na Europa”, disse João Paulo Oliveira, Representante da Bosch em Portugal.

A Bosch investiu 22 milhões de euros na região em 2012, especialmente na área de investigação e desenvolvimento. “Nós continuamos a investir no desenvolvimento e produção de tecnologia e soluções inovadoras em Portugal, dando uma resposta altamente competitiva às necessidades atuais e futuras do mercado e dos consumidores em todo o mundo”, acrescenta Oliveira.

Com mais de 3100 colaboradores, a Bosch em Portugal continua a ser um empregador importante na região. Para desenvolver as competências dos colaboradores e assegurar a competitividade da empresa em Portugal, a Bosch reforçou o seu foco em formação e desenvolvimento de competências. Cada colaborador recebe regularmente formação em diferentes aspetos profissionais. Lidar com as crescentes exigências dos clientes e com a produção de novas tecnologias são os objetivos destas medidas. A Bosch continua ainda a promover a mobilidade internacional, exportando competências para diferentes partes do mundo. Atualmente, cerca de 50 colaboradores portugueses trabalham em localizações da Bosch a nível global.

Novas parcerias com universidades reforçam força inovadora

Para reforçar a sua força inovadora, a Bosch em Portugal formalizou parcerias para investigação e desenvolvimento com Universidades em Aveiro e Braga em 2012. Um investimento combinado de 15 milhões de euros vai possibilitar a criação de um centro de investigação e tecnologia em Braga. Neste centro, cerca de 90 investigadores da Universidade do Minho vão trabalhar no desenvolvimento de soluções relacionadas com as atividades produtivas.

Como anunciado no último ano, a Bosch vai investir na melhoria da infraestrutura de produção para assegurar o futuro das suas atividades em Portugal, enquanto localização importante para a produção de altas tecnologias. Isto possibilita a manufatura de produtos diferenciadores e inovadores principalmente para os setores automóvel e termotecnologia.

Tecnologia inovadora de multimédia automóvel em Braga

O setor da Tecnologia Automóvel gerou 64 por cento do volume de vendas em 2012, nomeadamente com os produtos produzidos pela Bosch Car Multimedia Portugal, S.A., em Braga. Esta subsidiária é a principal unidade industrial da divisão Car Multimedia da Bosch e a maior do seu género na Europa. A empresa fornece ainda componentes para segurança na área automóvel bem como displays para eletrodomésticos, esquentadores e outros equipamentos eletrónicos.

A forma como os condutores interagem com os seus veículos está a evoluir, condicionada pelas mudanças em diferentes áreas como os telemóveis pessoais e a eletrónica de consumo. Os head-up-displays, que permitem que o condutor veja todas as informações de assistência à navegação projetadas no pára-brisas do seu veículo, não tendo de desviar o olhar da condução, ou os clusters de instrumentos digitais são algumas das tecnologias de ponta que a Bosch está a preparar para produção em Braga. Com reconhecido know-how em eletrónica, a empresa diversificou o seu portfólio de produtos para incluir a produção de tecnologia de informação e entretenimento automóvel. Atualmente, está gradualmente a substituir a produção de autorrádios por equipamentos multimédia mais modernos e complexos.

Desenvolvimento do negócio do Grupo Bosch em 2012-2013

Em 2012, as vendas da Bosch cresceram 1,9 por cento, atingindo 52,5 mil milhões de euros. O resultado antes de impostos chegaram os 2,8 mil milhões de euros. Os desenvolvimentos nas áreas de negócio divergiram. Em 2012, a Tecnologia Automóvel, principal área de negócio do Grupo, teve um aumento de 2,1 por cento nas suas vendas, para os 31,1 mil milhões de euros. As vendas do setor de Tecnologia Industrial estagnaram nos 8 mil milhões de euros. A área de Bens de Consumo e Tecnologia de Construção atingiu 13,4 mil milhões de euros em vendas, um aumento de 2,5 por cento. O número de colaboradores, ajustado para acompanhar o desenvolvimento do negócio ao longo do último ano, teve um aumento ligeiro na ordem das 3400 pessoas, para 305.900. No último ano, a Bosch investiu cerca de 8 mil milhões de euros no futuro do Grupo: 4,8 mil milhões de euros para investigação e desenvolvimento, e 3,2 mil milhões de euros em despesas de capital.

Em 2013, espera-se que as vendas globais cresçam entre 2 a 4 por cento. As atividades iniciadas em 2012 para melhoria dos resultados – tais como limites em custos fixos, despesas de capital e aquisições – devem ser continuadas. O fornecedor de tecnologia e serviços vai continuar ainda a perseguir as principais linhas da sua estratégia com sistemas para proteção ambiental, eficiência energética e segurança. A Bosch acredita que há um grande potencial de eficiência energética e de vendas na modernização do fornecimento de energia para edifícios, gestão de energia e isolamento. A 01 de Janeiro de 2013, a Bosch agrupou as áreas que lidam com esta vertente , formando uma quarta área de negócio responsável pela Energia e Tecnologia de Construção. Esta nova área de negócio gerou 5 mil milhões de euros em 2012. A empresa espera ainda um aumento das vendas derivado de produtos inovadores e benéficos, modelos de negócios na Internet e a expansão da sua presença internacional. Na recente conferência de imprensa anual na Alemanha, o Dr. Volkmar Denner, Presidente do Grupo, disse que “A pegada alargada da Bosch nunca foi tão valorizada como na época da vida interligada”.

 

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