Bosch. Projeto de estacionamento autónomo com a Daimler


Data: 16 Junho, 2015

A Bosch e a Daimler anunciam projeto-piloto de estacionamento autónomo em parques de estacionamento automóvel, que inclui “Valet parking” através do Smartphone e se baseia na rede car2go.

Conseguir que num num futuro próximo os carros consigam encontrar sozinhos um lugar de estacionamento numa garagem e regressem para as mãos do condutor através de uma aplicação de smartphone é o grande objetivo do projeto-piloto partilhado entre a Bosch, a Daimler e a car2go, que surge no âmbito do acordo assinado no passado dia 8 de junho de 2015.

Se o projeto tiver sucesso, o condutor nunca mais terá de estacionar e procurar a sua viatura; o próprio carro procurará um lugar de estacionamento livre, e regressará sozinho para as mãos do condutor. Mas para isso é necessária uma infraestrutura inteligente colocada no local de estacionamento e na própria unidade de controlo do veículo da Bosch, em conjunto com a mais recente geração de sensores internos da Mercedes-Benz e com a experiência da car2go na área da partilha de viaturas. Tudo isto vai permitir o exercício de manobras automatizadas em parques ou garagens de estacionamento devidamente equipadas, num futuro próximo.

“O estacionamento totalmente autónomo estará preparado para produção em massa antes da condução totalmente automatizada”, disse Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Bosch. “A velocidade de condução reduzida e a informação que existe sobre a infraestrutura do parqueamento permite uma implementação mais rápida.”

 

O funcionamento é bastante simples: o smartphone é utilizado para alugar uma viatura através do serviço car2go. Assim que o cliente chegar à zona de recolha do automóvel no parque de estacionamento, o carro irá ter com ele de forma totalmente independente, pronto para seguir viagem. A devolução do carro é feita de igual forma: o cliente estaciona o carro na zona de entrega da garagem ou parque de estacionamento e devolve o carro através do seu smartphone. O sistema inteligente integrado no local de parqueamento regista a viatura, liga-a e direciona-a para o respetivo lugar de estacionamento.

 

A Bosch está a desenvolver toda a infraestrutura necessária para o parque de estacionamento automóvel, incluindo os sensores de ocupação em cada lugar de estacionamento, as câmaras e a tecnologia de comunicação, assim como ficará responsável por toda a unidade de comunicação do veículo que não só controla o processo de estacionamento como também define, em conjunto com a Daimler, a interface com os componentes existentes no veículo. A Daimler vai ajustar o sistema de sensores e o software nos veículos da car2go e permitir futuras inovações no seu modelo de partilha de carros.

Partilhar