Bosch. Carros 100% autónomos chegam em 2025


Data: 2 Fevereiro, 2015

O grupo alemão afirma que em 2025 está preparado para fornecer toda a tecnologia para que circulem veículos 100% autónomos nas estradas. Nos próximos 10 anos a eletrónica vai tomar conta dos automóveis.

A Bosch, como maior fabricante de componentes auxiliares para a indústria automóvel, tem diante si o grande desafio de ser protagonista da implantação da condução autónoma. Ainda que outros fabricantes como a Continental tenham já mostrados os seus planos de automatização das funções de condução, era uma questão de tempo até que a Bosch definisse os seus timings. Por ocasião do Salão Automóvel de Detroit, a Bosch revelou os seus planos para a condução autónoma, desenhando um mapa onde afirma que em 2025 será já uma realidade a venda de carros 100% autónomos.

Tudo começará em 2017, quando os primeiros sistemas de condução automatizada chegam ao mercado para tomar o controlo do veículo a velocidades até 120 km/h. Este sistema será capaz de controlar todas as funções, incluindo a direção, apesar de não ser ainda capaz de mudar de faixa de forma autónoma. Isso só vai acontecer um ano depois, quando a tecnologia permitir a mudança de faixa de forma automática, dando prioridade ao seu uso em autoestradas.

No ano 2020 chegará o verdadeiro piloto automático e é nesse mesmo ano que a Bosch vai estrear sistemas capazes de realizar todas as funções relacionadas com a condução sem necessidade de supervisão permanente por parte do condutor. A sua aplicação será exclusiva para autoestradas e vias equiparadas, até porque este é o cenário mais seguro para começar a utilizar estes sistemas, uma vez que existem menos variáveis e imprevistos. A Bosch sublinha que será possível desligar-se por completo da condução, sendo possível o veículo tomar o controlo da condução de forma plena. No caso de existir algum problema com a condução e o condutor não recuperasse o controlo, o sistema contará com um protocolo de emergência para retirar o veículo do trânsito.

Já em 2015 é quando a Bosch afirma que o ve´culo 100% autónomo será uma realidade. Na atualidade, a Bosch fornece componentes e sistemas para funções autónomas, como o sistema Traffic Jam Assist estreado no Mercedes Classe S. Durante este ano e também em 2016 vamos ver como este sistema começará a chegar a mais modelos premium, com especial relevo para os sistemas de estacionamento completamente autónomo.

Ao mesmo tempo, a Bosch é uma das empresas que está a colaborar com o projeto Google Car, demonstrando um elevado grau de envolvimento na evolução e desenvolvimento da condução autónoma.

 

Bosch-sensors-050713-00

Partilhar