Bosch. Novo ecrã reproduz sensações de tocar num botão


Data: 8 Janeiro, 2016

Na CES foi revelado um novo touchscreen que ganha relevo, com entrada em comercialização prevista para dentro de dois anos, que demonstra as vantagens de segurança da tecnologia háptica.

A Feira de Inovações Tecnológicas que decorre em Las Vegas, a Consumer Eletronics Show (CES), foi escolhida pela Bosch para revelar um novo ecrã háptico, com entrada em comercialização planeada para 2018. Isto significa que ao tocar com um dedo no ecrã, ele “responde” como se fosse um botão para guiar intuitivamente o condutor para o comando pretendido. Ou seja, tal como com os comandos analógicos, o condutor pode guiar-se entre as várias funções apenas pelas irregularidades sentidas ao passar com os dedos, operando o touchscreen de forma mais intuitiva. De acordo com a empresa germânica, esta evolução para os ecrãs pode representar uma grande vantagem para a segurança dos condutores, já que permite manter os olhos na estrada enquanto se opera o infotainment do automóvel.

Segundo a Bosch, este ecrã consegue reproduzir o toque de um botão, e os condutores podem mesmo carregar para ativar as funções pretendidas. Esta tecnologia foi apresentada no CES integrada num concept, marcado pela vertente digital e com todas as informações a serem disponibilizadas ao condutor através de ecrãs. Foi também revelado na feira de inovações que decorre em Las Vegas que a Bosch tem já um fabricante automóvel como parceiro para, também em 2018, fazer a introdução de um sistema de estacionamento autónomo mais evoluído, decorrendo já testes na Alemanha para o desenvolvimento desta tecnologia.

Por: Nuno Fatela

Partilhar