Bosch. Leva distribuidores à central de equipamentos oficinais


Data: 12 Dezembro, 2014

Sob o mote “Discovery Bosch”, distribuidores de equipamento oficinal da Bosch Diagnostics Team (BDT) de Espanha e Portugal foram convidados pela Bosch para uma viagem à Alemanha para conhecer a central de equipamentos oficinais e de diagnóstico da Bosch, sediada em Plochingen, nos arredores de Estugarda. Aproveitaram ainda para visitar o berço do automóvel na Alemanha.

Durante a viagem, puderam também visitar as instalações da Bosch em Schwieberdingen, um dos centros de investigação e desenvolvimento do Grupo na Alemanha. Neste local, onde atualmente trabalham mais de 5.000 colaboradores, os especialistas BDT puderam acompanhar os testes realizados a diferentes componentes e sensores de automóvel para a manutenção da elevada qualidade dos produtos Bosch. Testaram ainda os diferentes protótipos na pista de ensaios localizada nas suas instalações, comprovando “in loco” as diferentes tecnologias que a Bosch desenvolve com a finalidade de reduzir os consumos e as emissões dos veículos. Com o objetivo de demonstrar aos distribuidores a evolução e a inovação inerentes à marca Bosch, a empresa organizou ainda uma visita ao Museu Porsche, onde verificaram a evolução técnica desta marca que conta com muitos dos sistemas Bosch para aumentar o desempenho dos seus automóveis.

No segundo dia, a equipa, visitou, em Plochingen, o centro de desenvolvimento do software ESI[tronic], entre outros equipamentos, como é o caso do analisador eletrónico de sistemas KTS e que permitem às oficinas fazer um diagnóstico mais eficaz e eficiente, aumentando, desta forma, a qualidade e garantia do serviço. Além da linha de montagem deste produto, puderam ver igualmente como se desenvolve o ESI[tronic] e como é aplicada a normativa Euro V ao diagnóstico.

A última visita do grupo teve lugar na fábrica da Mercedes Benz. No seu centro de produção de Sindelfingen tiveram oportunidade de acompanhar o processo de fabrico dos modelos da série E e S. Desde a transformação da bobina de aço de grandes dimensões num capô e a soldadura autónoma robotizada das diferentes peças do chassis, até à montagem final e à personalização destes modelos exclusivos.

Atualmente, a Bosch tem vindo a fornecer as soluções de componentes automóveis para as principais marcas automóvel a nível mundial, contribuindo cada vez mais para a conectividade e interface do automóvel, bem como para uma condução mais segura, através dos sistemas de segurança automóvel lançados pela Bosch nestes últimos anos.

Desta forma, membros da equipa BDT tiveram acesso a uma ideia mais real do que representa o setor automóvel para a Bosch e a oportunidade de acompanhar todo o processo desde o desenvolvimento de uma peça ou sistema híbrido para um fabricante automóvel, até à montagem completa do automóvel com todos os seus componentes. Um circuito que termina apenas quando o automóvel entra na oficina para realizar um diagnóstico.

Partilhar